
Proposta pelo vereador Felippe Terra Grass (PDT), uma Sessão Especial que celebrou os 10 anos de implantação do Colégio Tiradentes em Santo Ângelo, foi realizada na noite dessa segunda-feira, 25, na Casa Legislativa.
Alunos, professores e servidores do educandário assistiram a solenidade, que contou com a presença do secretário da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Everaldo de Oliveira, representando o Poder Executivo de Santo Ângelo; Tenente Aramis Bakof, Chefe da Seção de Ensino do Colégio Tiradentes; Tenente Coronel José Vilmar Robaina da Jornada, Comandante interino do CRPO/Missões; e a coordenadora da 14ª coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosa Maria de Souza.
O proponente da solenidade se manifestou em nome do Poder Legislativo, e afirmou ser justa a homenagem, pelo importante trabalho que a instituição de ensino desempenha, promovendo educação de qualidade, e fomentando o exercício consciente da cidadania. “O Colégio Tiradentes, em suas funções, trabalha com base nos valores tradicionais das Escolas Militares, estimulando o sentimento de dever, respeito e justiça em seus alunos, e isso refletirá em ações na sociedade seguindo uma conduta moral, ética e profissional”, ressaltou Felippe.
O vereador enfatizou na sua fala, o comprometimento do Poder Legislativo com o ensino público e o desejo de continuar contando com o Colégio Tiradentes em Santo Ângelo “para elevar cada vez mais o nível da educação, dos valores, dos princípios, em busca do desenvolvimento de pessoas com mais consciência cidadã”, disse.
O Tenente Bakof representou o Major Humberto André Rodrigues Lucca, e leu o discurso enviado pelo Comandante do Colégio homenageado. “As escolas Tiradentes, além de preocuparem-se com a qualidade do ensino, tem importante função, na formação de cidadãos com base nos princípios e de respeito às leis, às autoridades constituídas, da solidariedade constituída e do respeito à dignidade da pessoa humana”.
A manifestação do Tenente Bakof, em nome do Major Lucca, abordou também as atividades estudantis de cunho social, as conquistas escolares e ressaltou que a motivação está no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo do educandário. “Vida longa ao Colégio Tiradentes, vida longa aos nossos cidadãos, e vida longa às nossas instituições civis, para que continuem exaltando os valores esculpidos em nossa Constituição Cidadã, como da legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade e eficiência, sempre observando o espírito republicano, baseado na liberdade e na igualdade que caracterizam as democracias”, finalizou.
Colégio Tiradentes
Foi idealizado pelo Coronel Oswaldo de Oliveira, sendo criado no ano de 1980 em Porto Alegre. Inicialmente chamava-se Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar.
Atualmente, o Colégio Tiradentes está presente nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, São Gabriel, Santa Maria e Pelotas Na Capital das Missões, foi instalado em 04 de dezembro de 2009, iniciando suas atividades letivas no início de 2010.