
Preocupada com relatos acerca da indução de idosos à compra de suplementos alimentares junto aos seus medicamentos em farmácias da cidade, a vereadora Jacqueline Possebom, protocolou na noite da última segunda-feira, 17, um requerimento solicitando medidas com relação à conduta.
De acordo com a vereadora, o requerimento se deve a inúmeras reclamações que ela recebeu nas últimas semanas. “Ouvi relatos sobre atos de funcionários de farmácias que ofertaram insistentemente que idosos comprassem outros produtos além dos medicamentos básicos pedidos. Muitas vezes eles não têm necessidade de usar suplementos, bem como não possuem condições financeiras de realizarem tais gastos, e acabam comprando por insistência dos vendedores”, contou.
Para Jacqueline, induzir os idosos à compras desnecessárias pode configurar ofensa e invasão ao Estatuto do Idoso e às regras do Código de Defesa do Consumidor. “Nós não admitimos que fatos como esse que vem acontecendo em nossa cidade continuem ocorrendo, então vamos denunciar”, afirmou a vereadora.
O documento apreciado e aprovado na Sessão Ordinária foi encaminhado ao Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) do Procon e ao Conselho Municipal do Idoso (Comid) de Santo Ângelo, pede que seja realizada uma campanha de conscientização junto às farmácias do município, visando inibir práticas e condutas abusivas na venda de medicamentos e suplementos alimentares, especialmente aos idosos.