Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 01 de outubro de 2018

Inter-regional do Enart é realizada em Santo Ângelo

Santo Ângelo sediou no último final de semana, pela segunda vez consecutiva, a Inter-regional do Enart. O evento foi realizado dos dias 29 e 30 de setembro, tendo como palcos o Ginásio Municipal Professor Marcelo Mioso, CTG Os Legalistas, Colégio Tiradentes e Colégio Missões

Um excelente público prestigiou, especialmente no domingo, as apresentações dos participantes, que vieram de 10 Regiões Tradicionalistas (RT), sendo a 3ª, da qual Santo Ângelo faz parte, 4ª, 5ª, 9ª, 10ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª e 21ª.

 

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial ocorreu na manhã de domingo, 30, e contou com a presença de inúmeras autoridades. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Everaldo de Oliveira (PDT) e pelo vereador Dionísio Faganello (DEM). Participaram da solenidade o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Nairo Calegaro, o secretário adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Krysczun, a secretária de Cultura do Município, Neusa Cavalheiro, o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa), a presidente da Comissão Organizadora da Inter-regional em Santo Ângelo, Nadir Somavilla, o superintendente Regional da Corsan, apoiadora do evento, João Corin, entre outras lideranças tradicionalistas.

Em seu pronunciamento, o presidente do MTG, lembrou que as tratativas para trazer o Enart para a Capital das Missões iniciaram ainda em 2016. Em 2017 a cidade recebeu a inter-regional e foi um sucesso, o que fez com que o pedido para o município sediar novamente o evento fosse aceito.

Para o chefe do Legislativo Municipal, a realização do Enart em Santo Ângelo tem grande importância, não só para a cultura, mas também para o turismo. “Esse é um dos mais importantes eventos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, e reuniu em nossa cidade participantes de diferentes regiões, para compartilhar o folclore e a cultura gaúcha, de forma gratuita. A comissão organizadora da Inter-regional e os classificados para a final estão de parabéns”, afirmou Everaldo.

 

ENART

A Capital das Missões participou em 12 modalidades, sendo Danças Tradicionais Força B, Danças Gaúchas de Salão, Gaita Piano, Gaita de Botão até 8 baixos, Declamação Feminina, Declamação Masculina, Causo, Chula, Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino, Trova Campeira e Trova de Martelo, e será representada em sete delas. Confira os classificados de Santo Ângelo, que competirão na final, realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 17, 18 e 19 de novembro:

 

Danças Tradicionais Força B: GTF Coronel Aparício Borges e CTG 20 de Setembro;

Danças Gaúchas de Salão - Wilson Castilhos e Adryelle Dornelles, do CTG 20 de Setembro;

Gaita Piano - Leonam Rafael Arenhardt, do CTG 20 de Setembro

Gaita de Botão até 8 baixos: Paulo Cézar Maciel Pinto Júnior, do GTF Coronel Aparício Borges

Declamação Feminina - Luana de Moura, do CTG Os Legalistas

Causo - João Cézar Medeiros de Farias, do GTF Coronel Aparício Borges  

Chula - Leonardo de Lima Maison, do GDF Os Farroupilha e Jorge Luis Wagner Soares, do CTG 20 de Setembro.

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem