Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 01 de outubro de 2018

Inter-regional do Enart é realizada em Santo Ângelo

Santo Ângelo sediou no último final de semana, pela segunda vez consecutiva, a Inter-regional do Enart. O evento foi realizado dos dias 29 e 30 de setembro, tendo como palcos o Ginásio Municipal Professor Marcelo Mioso, CTG Os Legalistas, Colégio Tiradentes e Colégio Missões

Um excelente público prestigiou, especialmente no domingo, as apresentações dos participantes, que vieram de 10 Regiões Tradicionalistas (RT), sendo a 3ª, da qual Santo Ângelo faz parte, 4ª, 5ª, 9ª, 10ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª e 21ª.

 

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial ocorreu na manhã de domingo, 30, e contou com a presença de inúmeras autoridades. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Everaldo de Oliveira (PDT) e pelo vereador Dionísio Faganello (DEM). Participaram da solenidade o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Nairo Calegaro, o secretário adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Krysczun, a secretária de Cultura do Município, Neusa Cavalheiro, o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa), a presidente da Comissão Organizadora da Inter-regional em Santo Ângelo, Nadir Somavilla, o superintendente Regional da Corsan, apoiadora do evento, João Corin, entre outras lideranças tradicionalistas.

Em seu pronunciamento, o presidente do MTG, lembrou que as tratativas para trazer o Enart para a Capital das Missões iniciaram ainda em 2016. Em 2017 a cidade recebeu a inter-regional e foi um sucesso, o que fez com que o pedido para o município sediar novamente o evento fosse aceito.

Para o chefe do Legislativo Municipal, a realização do Enart em Santo Ângelo tem grande importância, não só para a cultura, mas também para o turismo. “Esse é um dos mais importantes eventos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, e reuniu em nossa cidade participantes de diferentes regiões, para compartilhar o folclore e a cultura gaúcha, de forma gratuita. A comissão organizadora da Inter-regional e os classificados para a final estão de parabéns”, afirmou Everaldo.

 

ENART

A Capital das Missões participou em 12 modalidades, sendo Danças Tradicionais Força B, Danças Gaúchas de Salão, Gaita Piano, Gaita de Botão até 8 baixos, Declamação Feminina, Declamação Masculina, Causo, Chula, Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino, Trova Campeira e Trova de Martelo, e será representada em sete delas. Confira os classificados de Santo Ângelo, que competirão na final, realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 17, 18 e 19 de novembro:

 

Danças Tradicionais Força B: GTF Coronel Aparício Borges e CTG 20 de Setembro;

Danças Gaúchas de Salão - Wilson Castilhos e Adryelle Dornelles, do CTG 20 de Setembro;

Gaita Piano - Leonam Rafael Arenhardt, do CTG 20 de Setembro

Gaita de Botão até 8 baixos: Paulo Cézar Maciel Pinto Júnior, do GTF Coronel Aparício Borges

Declamação Feminina - Luana de Moura, do CTG Os Legalistas

Causo - João Cézar Medeiros de Farias, do GTF Coronel Aparício Borges  

Chula - Leonardo de Lima Maison, do GDF Os Farroupilha e Jorge Luis Wagner Soares, do CTG 20 de Setembro.

19 de outubro de 2018
Os vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Vinícius Makvitz (MDB), o prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro estiveram reunidos com o governador em exercício
17 de outubro de 2018
Propostas do Executivo para campanha foram votadas na sessão dessa segunda-feira, 15.
17 de outubro de 2018
Matéria foi apreciada em primeiro turno durante a sessão dessa segunda-feira, 15, no Plenário Juarez Lemos