Quarta, 20 de janeiro de 2021

Inicia a imunização contra o coronavírus em Santo Ângelo

Santo Ângelo deu início à vacinação contra o Covid-19, em cerimônia realizada por volta de 14 horas desta quarta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, 10 pessoas receberam a primeira dose da Coronavac, na Campanha Emergencial de Vacinação.

O Poder Legislativo esteve representado pelo seu presidente Nader Hawad. Também compareceram ao ato simbólico os vereadores Nivaldo Langer de Moura - NÊNE (PP), Márcio Antunes (MDB), Rodrigo Flores (PDT), Felippe Terra Grass (PDT) e Gilberto Corazza (PT).

Para Nader, o ato representa a esperança de conter a pandemia e de voltar a normalidde. “Esse é um momento histórico e muito emocionante. Depois de tantas perdas e tantas dificuldades, a vacina chega para dar forças para superarmos e seguirmos em frente, mas sem esquecer que os cuidados precisam continuar”, afirmou o Chefe do Poder Legislativo.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa agradeceu à toda equipe de saúde dos hospitais e da Secretaria de Saúde que tem enfrentado o Covid-19 no município e falou do que representa o momento. “Quando ontem aquela aeronave desceu em solo missioneiro, eu realmente me emocionei, porque ali eu vi a materialização da esperança de dias melhores em 2021”, disse, ainda complenetando que “Ainda estamos no meio da pandemia, temos que ter todos os cuidados, mas agora estamos enxergando uma luz no fim do tunel, de dias melhores. Agora é hora de vacinação”, encerrou o Chefe do Executivo Municipal.

Os dois primeiros imunizados foram Paula Moraes, enfermeira coordenadora da UTI Covid do Hospital Santo Ângelo, e o Cacique Anildo Romeu, da Aldeia Tekoá Pyãu, da Ressaca da Buriti. Ele contou que foi uma honra poder participar desse momento e receber a primeiras dose de vacina, e também de poder conseguir o imunizante para a comunidade indígena.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Flávio Crhistensen, foram seguidos os critérios dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação. Nessa primeira etapa Santo Ângelo deve vacinar 1000 profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente no combate ao covid, 216 idosos, 138 funcionários de lares de idosos e 29 indígenas, totalizando 1383 pessoas.

O reponsável pela Saúde do município afirmou ainda que a população pode ficar confiante que haverá vacina para todos, embora possa demorar um pouco, considerando que há falta de insumos para a produção, dentre outras questões.

 

CRONOGRAMA

Conforme o cronograma apresentado, a imunização ocorrerá da seguinte forma:

Data: 20 e 21 de janieiro

Horário: 13h30min até 22 horas

Local: Sala de vacina Covid na Secretaria Municipal de Saúde

Público Alvo: Servidores da atenção básica

 

Data: 21 e 22 de janieiro

Horários de início de imunização: 7 horas e 18h30min

Locais: HSA, Unimed e UPA

Público Alvo: Profissionais da Área da saúde

 

Data: 23 de janeiro (manhã e tarde) e 23 de janeiro (tarde)

Locais: Lares de Idosos

Público Alvo: Idosos, profissionais da área da saúde e cuidadores.

A vacina será administrada por equipe volante que irá aos locais.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
11 de fevereiro de 2021
O encontro foi proposto pela Comissão Especial de acompanhamento para o retorno da volta às aulas, e teve a participação do presidente da Casa Legislativa Nader Awad (PSD), dos edis Vando Ribeiro (MDB), Rodrigo Flores (PDT), Nivaldo Langer de Moura (NENE)