Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 22 de maio de 2019

Homenagem celebra 10 anos do PAA em Santo Ângelo

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou, na noite da última segunda-feira, 20, uma Sessão Especial para celebrar os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santo Ângelo.
A homenagem foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz (MDB), e contou com a presença do secretário de Assistência Social Everaldo de Oliveira, representando o Poder Executivo de Santo Ângelo, do presidente da Associação dos Produtores e Cooperativas de Santo Ângelo, Reinaldo Emanuel Machado; Secretário de Agricultura de Santo Ângelo Luiz Gilmar Borges, o coordenador das Agroindústrias de Santo Ângelo Diomar Lino Formenton, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo Daniel Casarin, e o chefe do escritório municipal da Emater Álvaro Uggeri Rodrigues.
Ao se pronunciar, em nome da Casa Legislativa, Makvitz enfatizou que “o referido Programa veio para fomentar, ainda mais, a economia familiar de nossos agricultores e beneficiar vários segmentos de nossa comunidade, pois além de promover o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, também fortalece segmentos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos além de incentivar hábitos alimentares saudáveis e estimular o desenvolvimento local e regional”. 
O proponente da homenagem entregou ao secretário de Agricultura uma placa, e em seguida, Borges discursou, fazendo um relato sobre a implantação do PAA no município e sobre a importância do programa para a economia de Santo Ângelo.
Foram agraciados com homenagens, servidores e ex-servidores que atuaram no programa durante os 10 anos de atuação. Na oportunidade, os vereadores entregaram certificados com reconhecimento do Poder Legislativo, à Luiz Gilmar Borges; Diomar Lino Formenton; Vera Rosane Sanchez, Suzete Ruttili Gonçalvez Sahyb, Luis Arnaldo Perlin, Pedro Paulo Scolari Pillon, Jean Carlos Lemos dos Santos, Jeferson Maurício Renz e Elizabete Rodrigues.


O programa
O PAA iniciou no ano de 2009, com o intuito de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Isso ocorre por meio da aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar.
Em Santo Ângelo, a Secretaria da Agricultura o trabalho com o PAA envolve reuniões e visitas aos produtores que fornecem os produtos com objetivo de orientar, organizar e qualificar os agricultores para uma produção de boa qualidade. O programa beneficiou mais de 100 famílias, que repassam os produtos para 16 Entidades Sociais.