Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quinta, 27 de setembro de 2018

Equipe da FASA visita Câmara de Vereadores

A fim de estabelecer relações e apresentar a nova instituição de ensino superior instalada na Capital das Missões, estiveram na Câmara de Vereadores, na manhã dessa terça-feira, 25, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Maísa Zardin, o coordenador do curso de Agronomia, Valmir Quadros, e o diretor administrativo da Faculdade Santo Ângelo (FASA), Marco Aurélio Amaral.

Os docentes foram recebidos pelo presidente do Legislativo Everaldo de Oliveira (PDT) e pelo vereador Vinicius Makvitz (MDB), e apresentaram os cursos que serão ofertados na faculdade. A FASA inicialmente implantará Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Pedagogia.

Atualmente, a instituição está com processo seletivo docente aberto para cerca de 40 vagas. Amaral enfatizou que o corpo docente será formado com pessoas qualificadas, e que possuam cursos de Mestrado e Doutorado.

O presidente da Câmara de Vereadores parabenizou os professores pela iniciativa e pela forma de trabalho, ficando à disposição da instituição. “Estamos de portas abertas para iniciativas como esta, que vem com o objetivo de trazer mais oportunidades na educação, ampliando o acesso ao ensino em nosso município, e trazendo uma novidade na prática pedagógica”, afirmou.

Vagas

O vestibular da FASA está previsto para o mês de dezembro, e os alunos que ingressarem nas primeiras turmas, receberão uma bolsa de 50% de desconto durante todo o curso, mediante bom desempenho acadêmico.

Há 60 vagas para os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Pedagogia. Já Agronomia e Medicina Veterinária, possuem 50 vagas para o período noturno, 50 para o integral, e mais 150 para alternância, nova modalidade implantada no ensino superior.

Pedagogia de Alternância

Durante a reunião, os professores esclareceram que a proposta de pedagogia de alternância é uma prática pedagógica, que alia teoria com a prática desde o começo do curso, possibilitando ao estudante a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, em um projeto para sua propriedade, fazendo da realidade do aluno um laboratório. Conforme os docentes, é uma forma de diminuir os conflitos de sucessão familiar e também o êxodo rural, além de proporcionar o planejamento da propriedade e a construção de um trabalho com a família.

A professora Maísa explicou que a proposta da pedagogia da alternância é optativa, e funciona em duas modalidades, sendo a primeira com uma semana com aula durante manhã tarde e noite, e três semanas em casa, aplicando o conhecimento adquirido; e a segunda é de aulas de sexta à domingo, e retornando para a faculdade à cada 15 dias.

 

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem