Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quinta, 27 de setembro de 2018

Equipe da FASA visita Câmara de Vereadores

A fim de estabelecer relações e apresentar a nova instituição de ensino superior instalada na Capital das Missões, estiveram na Câmara de Vereadores, na manhã dessa terça-feira, 25, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Maísa Zardin, o coordenador do curso de Agronomia, Valmir Quadros, e o diretor administrativo da Faculdade Santo Ângelo (FASA), Marco Aurélio Amaral.

Os docentes foram recebidos pelo presidente do Legislativo Everaldo de Oliveira (PDT) e pelo vereador Vinicius Makvitz (MDB), e apresentaram os cursos que serão ofertados na faculdade. A FASA inicialmente implantará Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Pedagogia.

Atualmente, a instituição está com processo seletivo docente aberto para cerca de 40 vagas. Amaral enfatizou que o corpo docente será formado com pessoas qualificadas, e que possuam cursos de Mestrado e Doutorado.

O presidente da Câmara de Vereadores parabenizou os professores pela iniciativa e pela forma de trabalho, ficando à disposição da instituição. “Estamos de portas abertas para iniciativas como esta, que vem com o objetivo de trazer mais oportunidades na educação, ampliando o acesso ao ensino em nosso município, e trazendo uma novidade na prática pedagógica”, afirmou.

Vagas

O vestibular da FASA está previsto para o mês de dezembro, e os alunos que ingressarem nas primeiras turmas, receberão uma bolsa de 50% de desconto durante todo o curso, mediante bom desempenho acadêmico.

Há 60 vagas para os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Pedagogia. Já Agronomia e Medicina Veterinária, possuem 50 vagas para o período noturno, 50 para o integral, e mais 150 para alternância, nova modalidade implantada no ensino superior.

Pedagogia de Alternância

Durante a reunião, os professores esclareceram que a proposta de pedagogia de alternância é uma prática pedagógica, que alia teoria com a prática desde o começo do curso, possibilitando ao estudante a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, em um projeto para sua propriedade, fazendo da realidade do aluno um laboratório. Conforme os docentes, é uma forma de diminuir os conflitos de sucessão familiar e também o êxodo rural, além de proporcionar o planejamento da propriedade e a construção de um trabalho com a família.

A professora Maísa explicou que a proposta da pedagogia da alternância é optativa, e funciona em duas modalidades, sendo a primeira com uma semana com aula durante manhã tarde e noite, e três semanas em casa, aplicando o conhecimento adquirido; e a segunda é de aulas de sexta à domingo, e retornando para a faculdade à cada 15 dias.

 

19 de outubro de 2018
Os vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Vinícius Makvitz (MDB), o prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro estiveram reunidos com o governador em exercício
17 de outubro de 2018
Propostas do Executivo para campanha foram votadas na sessão dessa segunda-feira, 15.
17 de outubro de 2018
Matéria foi apreciada em primeiro turno durante a sessão dessa segunda-feira, 15, no Plenário Juarez Lemos