Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça-feira, 7 de março de 2017

Em Sessão Especial, Legislativo celebra o Dia Internacional da Mulher

Antecipando o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou ontem, dia 06, sessão especial no Plenário Juarez Alves Lemos. A homenagem, solicitada pelo vereador Lauri Juliani, teve por objetivo homenagear e lembrar da luta necessária pela defesa dos direitos femininos.

Durante a sessão, o Plenário da Casa esteve lotado com a presença de mulheres que representam diferentes esferas do município. O vereador Juliani foi quem falou em nome no Parlamento. Em seu discurso, destacou a força, perseverança, afeto e a sensibilidade da mulher. Além disso, ponderou sobre os avanços que ainda são necessários para garantir a igualdade dos gêneros e impedir atos criminosos e de opressão.

CONQUISTAS DOS ÚLTIMOS ANOS

Na ocasião, Tânia Santiago, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, foi quem representou as mulheres do município.  Pontualmente, falou sobre as conquistas dos últimos anos, como a instituição da Patrulha da Brigada Militar Maria da Penha, a instalação da Delegacia especializada no atendimento à Mulher e a implantação da Casa de Passagem em Santo Ângelo.

Santiago finalizou seu pronunciamento fazendo observações quando aos avanços que ainda são necessários, principalmente no que se refere à igualdade e ao direito de não sofrer violência que todos possuem.  “Precisamos avançar para que possamos recriar um novo tempo de esperança, confiança, otimismo e paz. Os movimentos feministas estão aí para apontar que ainda há muito para se fazer. Ainda há luta pela sobrevivência, pelo direito a não violência. Com todas as especificidades que o feminismo engloba, uma questão é sempre evidenciada:  a necessidade da mulher ser respeitada”, destacou Santiago.

Finalizando, o Poder Legislativo de Santo Ângelo fez a entrega de uma placa alusiva à data e ao trabalho realizado em prol dos direitos das Mulheres. Na ocasião a comenda foi entregue à primeira-dama do Município, Juliana Barbosa, à Delegada da Delegacia da Mulher, Elaine Maria da Silva e à Presidente do COMDIM, Tânia Santiago.

PRESENÇAS

Estiveram prestigiando a sessão especial alusiva ao Dia da Mulher o Prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, a primeira-dama do Município, Juliana Barbosa, o Vice-prefeito, Bruno Hesse e sua esposa, Lígia Hesse, a Coordenadora do Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Simone Vargas, a Presidente do COMDIM, Tânia Santiago, a Delegada da Delegacia da Mulher, Elaine Maria da Silva, a Tenente Karine, que esteve representando o comando do CRPO Missões, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Possebom, a Diretora do Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo, Rosane Pagno, Fabieli Meotti, representando o IESA, a Presidente do Sindicato dos professores Municipais, Rosane Stoker a Presidente do Sindicato dos Municipários, Neide de Freitas, a Jornalista e membro da Academia Santo-angelense de Letras, Edna Lautert, a Secretária geral e coordenadora de eventos da Associação do Brique da Praça, Clara Emília, dentre muitas outras representatividades e lideranças do município e região. 

28 de março de 2017
Projeto sugestão do vereador Márcio Antunes dispõe sobre a instalação de farmácias básicas em todos os Postos de Saúde. Para o vereador, essa é uma forma de facilitar o acesso aos medicamentos de forma gratuita, controlada e segura
28 de março de 2017
Conforme explicou Pedrão, a emenda foi destinada pelo Deputado Danrlei e tem por objetivo dotar a Casa de Saúde para que a mesma possa oferecer um atendimento melhor à população de Santo Ângelo.
28 de março de 2017
Informação foi repassada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Vando Nolasco, após reunião com o Gerente da Central de Distribuição de Santo Ângelo.
27 de março de 2017
Legislativo será um dos diversos pontos de recolhimento das doações.
24 de março de 2017
Câmara de Vereadores mobilizou comunidades do meio rural para que melhorias estivessem entre as prioridades da administração municipal