Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 07 de março de 2017

Em Sessão Especial, Legislativo celebra o Dia Internacional da Mulher

Antecipando o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou ontem, dia 06, sessão especial no Plenário Juarez Alves Lemos. A homenagem, solicitada pelo vereador Lauri Juliani, teve por objetivo homenagear e lembrar da luta necessária pela defesa dos direitos femininos.

Durante a sessão, o Plenário da Casa esteve lotado com a presença de mulheres que representam diferentes esferas do município. O vereador Juliani foi quem falou em nome no Parlamento. Em seu discurso, destacou a força, perseverança, afeto e a sensibilidade da mulher. Além disso, ponderou sobre os avanços que ainda são necessários para garantir a igualdade dos gêneros e impedir atos criminosos e de opressão.

CONQUISTAS DOS ÚLTIMOS ANOS

Na ocasião, Tânia Santiago, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, foi quem representou as mulheres do município.  Pontualmente, falou sobre as conquistas dos últimos anos, como a instituição da Patrulha da Brigada Militar Maria da Penha, a instalação da Delegacia especializada no atendimento à Mulher e a implantação da Casa de Passagem em Santo Ângelo.

Santiago finalizou seu pronunciamento fazendo observações quando aos avanços que ainda são necessários, principalmente no que se refere à igualdade e ao direito de não sofrer violência que todos possuem.  “Precisamos avançar para que possamos recriar um novo tempo de esperança, confiança, otimismo e paz. Os movimentos feministas estão aí para apontar que ainda há muito para se fazer. Ainda há luta pela sobrevivência, pelo direito a não violência. Com todas as especificidades que o feminismo engloba, uma questão é sempre evidenciada:  a necessidade da mulher ser respeitada”, destacou Santiago.

Finalizando, o Poder Legislativo de Santo Ângelo fez a entrega de uma placa alusiva à data e ao trabalho realizado em prol dos direitos das Mulheres. Na ocasião a comenda foi entregue à primeira-dama do Município, Juliana Barbosa, à Delegada da Delegacia da Mulher, Elaine Maria da Silva e à Presidente do COMDIM, Tânia Santiago.

PRESENÇAS

Estiveram prestigiando a sessão especial alusiva ao Dia da Mulher o Prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, a primeira-dama do Município, Juliana Barbosa, o Vice-prefeito, Bruno Hesse e sua esposa, Lígia Hesse, a Coordenadora do Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Simone Vargas, a Presidente do COMDIM, Tânia Santiago, a Delegada da Delegacia da Mulher, Elaine Maria da Silva, a Tenente Karine, que esteve representando o comando do CRPO Missões, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Possebom, a Diretora do Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo, Rosane Pagno, Fabieli Meotti, representando o IESA, a Presidente do Sindicato dos professores Municipais, Rosane Stoker a Presidente do Sindicato dos Municipários, Neide de Freitas, a Jornalista e membro da Academia Santo-angelense de Letras, Edna Lautert, a Secretária geral e coordenadora de eventos da Associação do Brique da Praça, Clara Emília, dentre muitas outras representatividades e lideranças do município e região. 

17 de novembro de 2017
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21, das 07h 30min horas às 13h30min na Prefeitura de Santo Ângelo, junto à Secretaria de Administração
17 de novembro de 2017
A sede da Câmara de Vereadores será o local de encontro e preparação dos noivos, que receberão toda a indumentária que o momento requer. Na ocasião, cerca de 30 casais vão oficializar a relação.
16 de novembro de 2017
Conforme informou o vereador Rodrigo Trevisan, solicitação encaminhada ao Estado também é pelo repasse de armamento, viaturas e equipamentos de segurança que colaborem com o trabalho da polícia.
14 de novembro de 2017
Homenagem, proposta pelo vereador Valdonei da Luz, foi aprovada por unanimidade.
10 de novembro de 2017
Estruturas ampliam a calçada para permitir convívio social e poderão ser colocadas em qualquer bairro da cidade. Iniciativa foi apresentada pelos vereadores Vinícius Makvitz e Maurício Loureiro