Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Em reunião no Executivo, agricultores reivindicam melhorias em estradas do interior

Atendendo solicitação do Presidente da Câmara, Adolar Queiroz e do vereador Ademir Queiroz, o Prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa e o Vice-Prefeito Bruno Hesse receberam na tarde de ontem, dia 03, representantes de quatro comunidades do interior do município.

Na ocasião, moradores de Rincão dos Mendes, Rincão dos Meotti, Ilha Grande e Nossa Senhora das Graças, apresentaram ao prefeito uma extensa pauta de pleitos, respaldada por mais de 700 assinaturas. A necessidade de reparos nas estradas liderou as manifestações dos agricultores.

O presidente do Núcleo Comunitário do Rincão dos Mendes, Antônio Pedó, em nome da comunidade, solicitou ao prefeito o encascalhamento, patrolamento e a construção de bueiros na estrada principal que liga a sede do município à localidade e nas vias vicinais que, segundo ele, estão intransitáveis.

Pedó justificou os pleitos afirmando que as melhorias solicitadas refletirão na economia do município, pois a base das comunidades é a agricultura familiar, que utiliza dos trechos para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, de leite e de embutidos, além de oferecer estradas de melhor qualidade para o serviço de transporte escolar.

Adolar Queiroz, que acompanha de perto a situação das estradas das localidades manifestou seu total apoio ás reivindicações: “Sabemos das dificuldades, das limitações de orçamento, porém são medidas a serem tomadas com certa urgência. Garantir boas estradas significa garantir o escoamento da produção e a segurança de todos que trafegam pelas vias”, argumentou o Presidente da Câmara de Vereadores.

De sua parte, o vereador Ademir Queiroz pleiteou junto ao prefeito melhorias na rede de abastecimento de água do Rincão dos Meotti, que tem apresentado problemas frequentes. Da mesma forma, solicitou a instalação de água no cemitério da comunidade Nossa Senhora das Graças.

Em resposta, o Prefeito Jacques declarou que os serviços de melhorias nas estradas serão realizados em breve, segundo o cronograma de trabalho da Secretaria Municipal dos Transportes. “É preciso avançar e promover melhorias para a população rural, como reconhecimento à importância da agricultura familiar para o município. O que é possível fazer com recursos próprios, faremos, o que não é, vamos buscar”, frisou o prefeito.

Jacques Jacques repassou aos produtores projetos que vem ao encontro à melhoria da qualidade de vida da população e que terão prioridade em sua gestão, destacando a manutenção das estradas em condições de trafegabilidade, telefonia e internet, o fortalecimento da agricultura familiar e das agroindústrias. “Temos de amparar as agroindústrias do município, resolver a situação das feiras dos produtores de hortifrutigranjeiros e buscar um sistema integrado de desenvolvimento do meio rural, onde produção, industrialização e comercialização andem em sintonia”, concluiu.

Além de um grande número de moradores, a audiência teve a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin e da sindicalista Sônia Lemos Contri; Marivane Schirmer, presidente do Clube de Mães Laços de Amizade; da secretária do Setor Administrativo do núcleo comunitário, Mirtes Kessler e de Clodoveu Miguel da Rosa, coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo (Mocosa).

23 de junho de 2017
Vereador Felippe Terra Grass esteve com o Secretário de Transportes, João Terra, buscando auxílio em Secretarias do Estado. Solicitação foi pela cedência de máquinas e destinação de recursos.
23 de junho de 2017
Em caso de necessidade, o cidadão pode se dirigir diretamente à Câmara de Vereadores. No turno da manhã o expediente segue até às 11h30min. À tarde, o atendimento inicia às 13h30min, seguindo até às 16h30min.
22 de junho de 2017
Matéria deve ser votada na próxima segunda-feira (26).
21 de junho de 2017
Definir mecanismos que auxiliem e incentivem a prática do esporte no município. Esse é o objetivo do Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Adolar Queiroz, que tem trabalhado em conjunto com o Secretário de Turismo, Esporte, Vando Ribeiro