Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 03 de fevereiro de 2017

Em reunião no Executivo, agricultores reivindicam melhorias em estradas do interior

Atendendo solicitação do Presidente da Câmara, Adolar Queiroz e do vereador Ademir Queiroz, o Prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa e o Vice-Prefeito Bruno Hesse receberam na tarde de ontem, dia 03, representantes de quatro comunidades do interior do município.

Na ocasião, moradores de Rincão dos Mendes, Rincão dos Meotti, Ilha Grande e Nossa Senhora das Graças, apresentaram ao prefeito uma extensa pauta de pleitos, respaldada por mais de 700 assinaturas. A necessidade de reparos nas estradas liderou as manifestações dos agricultores.

O presidente do Núcleo Comunitário do Rincão dos Mendes, Antônio Pedó, em nome da comunidade, solicitou ao prefeito o encascalhamento, patrolamento e a construção de bueiros na estrada principal que liga a sede do município à localidade e nas vias vicinais que, segundo ele, estão intransitáveis.

Pedó justificou os pleitos afirmando que as melhorias solicitadas refletirão na economia do município, pois a base das comunidades é a agricultura familiar, que utiliza dos trechos para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, de leite e de embutidos, além de oferecer estradas de melhor qualidade para o serviço de transporte escolar.

Adolar Queiroz, que acompanha de perto a situação das estradas das localidades manifestou seu total apoio ás reivindicações: “Sabemos das dificuldades, das limitações de orçamento, porém são medidas a serem tomadas com certa urgência. Garantir boas estradas significa garantir o escoamento da produção e a segurança de todos que trafegam pelas vias”, argumentou o Presidente da Câmara de Vereadores.

De sua parte, o vereador Ademir Queiroz pleiteou junto ao prefeito melhorias na rede de abastecimento de água do Rincão dos Meotti, que tem apresentado problemas frequentes. Da mesma forma, solicitou a instalação de água no cemitério da comunidade Nossa Senhora das Graças.

Em resposta, o Prefeito Jacques declarou que os serviços de melhorias nas estradas serão realizados em breve, segundo o cronograma de trabalho da Secretaria Municipal dos Transportes. “É preciso avançar e promover melhorias para a população rural, como reconhecimento à importância da agricultura familiar para o município. O que é possível fazer com recursos próprios, faremos, o que não é, vamos buscar”, frisou o prefeito.

Jacques Jacques repassou aos produtores projetos que vem ao encontro à melhoria da qualidade de vida da população e que terão prioridade em sua gestão, destacando a manutenção das estradas em condições de trafegabilidade, telefonia e internet, o fortalecimento da agricultura familiar e das agroindústrias. “Temos de amparar as agroindústrias do município, resolver a situação das feiras dos produtores de hortifrutigranjeiros e buscar um sistema integrado de desenvolvimento do meio rural, onde produção, industrialização e comercialização andem em sintonia”, concluiu.

Além de um grande número de moradores, a audiência teve a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin e da sindicalista Sônia Lemos Contri; Marivane Schirmer, presidente do Clube de Mães Laços de Amizade; da secretária do Setor Administrativo do núcleo comunitário, Mirtes Kessler e de Clodoveu Miguel da Rosa, coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo (Mocosa).

22 de junho de 2018
Atleta santo-angelense, Leonardo Waszkiewicz, receberá a Ordem da Cruz Missioneira e o CTG A Voz dos Pampas será homenageado pela passagem dos seus 50 anos de fundação.
21 de junho de 2018
Amanhã, sexta-feira, dia 22, o expediente administrativo será cumprido das 13 às 17 horas e, na quarta-feira, dia 27, o horário de trabalho será das 8 às 12 horas.
20 de junho de 2018
Recurso é proveniente de emenda parlamente e será utilizado para compra de equipamentos e reformas na lavanderia da Casa de Saúde
20 de junho de 2018
O objetivo, segundo os vereadores, é apontar as demandas da comunidade e buscar esclarecimentos quanto aos investimentos, serviços, quadro funcional, despesas e receitas da Casa de Saúde.
19 de junho de 2018
Contrato terá duração correspondente à licença-maternidade da servidora efetiva.