Quinta, 21 de julho de 2016
Em audiência com o Governador, Presidente do Legislativo reivindica melhorias na ERS 344 e agilidade na adequação do Aeroporto Regional

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando esteve, na manhã desta quinta-feira, dia 21, reunido com o Governador do Estado, José Ivo Sartori. O encontro, que também contou com a participação do vereador Nader Awad, teve por objetivo tratar sobre demandas da comunidade santo-angelense.

Dentre os assuntos abordados esteve o antigo protesto pela instalação de mecanismos de segurança junto ao Trevo da Fenamilho, na ERS 344. Conforme o Chefe do Legislativo, o momento serviu para que fosse reiterada a possibilidade de o Estado investir na implantação de uma rotatória ou de lombada eletrônica, já que atualmente obras estão sendo realizadas na rodovia. De acordo com o edil, o pedido foi imediatamente encaminhado ao engenheiro do Fernando Medeiros, da Superintendência de Estudos e Projetos do DAER, que garantiu empenho para agilizar a solicitação.

Aeroporto Regional

Questões ligadas à lista de exigências para que a Azul ative o voo direto de Porto Alegre a Santo Ângelo foram, igualmente, tratadas durante a reunião. Para os parlamentares, é urgente a necessidade de o Estado encaminhar a documentação referente ao processo de alteração cadastral do Aeródromo de Santo Ângelo e, ainda, dar início, o mais breve possível, às obras junto a terminal de embarque e desembarque. Além disso, os edis trataram sobre a vinda do Governador a Santo Ângelo, que deve ocorrer no voo inaugural da Azul. Segundo o Chefe do Legislativo, a oportunidade servirá, também, para averiguação das demandas e das obras pendentes.

Adequação do Aeroporto de Santo Ângelo

Para tratar de modo específico sobre a situação do Aeroporto Regional, os edis também estiveram no Departamento Aeroportuário (DAP) com Engenheiro Nilson Serafini, responsável pelas obras na pista do aeródromo de Santo Ângelo.

Inicialmente, os vereadores buscaram informações quanto ao processo de alteração cadastral junto a ANAC. Conforme os edis, Serafini afirmou que todas as declarações solicitadas foram encaminhadas e o processo encontra-se sob análise da Gerência Técnica de Infraestrutura Aeroportuária e Operações Aeroportuárias da ANAC.

Outra questão abordada pelos edis diz respeito à adequação da área de passageiros que precisa ser ampliada e ter separação e nenhuma comunicação entre sala de embarque e desembarque. Hoje os dois setores estão fisicamente conectados, o que não é permitido para a operação de aeronaves com mais de 60 assentos, como é o caso do modelo de avião que a Azul vai utilizar para os voos comerciais.

De acordo com os vereadores, o maior problema até então foi o fato de que a licitação para as obras no terminal (para o isolamento de cada ambiente e outras melhorias) foi vazia, ou seja, nenhuma empresa manifestou interesse. A entrega de propostas estava marcada para 28 de junho.

Diante disso, Serafini explicou que o Estado deu início ao processo de contratação direta. Sendo assim, qualquer empresa interessada em realizar a obra deve encaminhar sua proposta até a próxima terça-feira, dia 26, ao Departamento Aeroportuário (DAP) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 11º andar - Porto Alegre/RS - RS 90119-900 ou no e-mail - gabinete@transportes.rs.gov.br. Mais informações quanto aos serviços a serem prestados e a documentação necessária podem ser acessadas na Central de Licitações do Estado (Celic).

Segundo informações repassadas aos vereadores, uma vez contratada a empresa, a adequação deve levar de 30 a 40 dias. O valor estimado para a obra é de R$ 50 mil, o qual já está disponível em conta específica.