Segunda, 11 de janeiro de 2021

Ecos do Verde receberá doação de EPIs e uniformes

Um Projeto de Lei apreciado na Sessão Ordinária do dia 04 de janeiro, aprovou a cessão do uso de equipamentos e a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes, à Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, pelo Poder Executivo.

Conforme a matéria, aprovada por unanimidade pelos edis, o Governo Municipal fica autorizado a ceder à associação pelo prazo de cinco anos, dois caminhões novos com baú, um trator novo, com conjunto frontal composto de concha, guincho e garfo empilhador, duas esteiras transportadoras, duas prensas hidráulicas, sendo um com capacidade de 20 toneladas e outra de 40 toneladas, e uma balança digital do tipo plataforma, com capacidade de 1000 kg.

A Ecos do Verde também deve receber a doação de 336 kits de EPIs e uniformes, para serem usados pelos trabalhadores da central de triagem, motoristas e coletores. Além disso, a prefeitura fornecerá 12 meses de combustível e óleos lubrificantes para a manutenção e operação de veículos.

Os materiais cedidos foram adquiridos com recurso do Projeto Coleta Mais Limpa, e atende o termo de convênio celebrado entre o município de Santo Ângelo e o Ministério do Meio Ambiente, para melhorar a gestão de residuos sólidos na Capital das Missões. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nader Awad, a aprovação da matéria em unanimidade se deu por conta do lixo ser uma questão de saúde pública, e que merece mais atenção. “O Poder Legislativo apoia projetos que buscam qualidade de vida para a população, e que, além de melhorar o ambiente em que a nossa comunidade vive, vai dar mais estrutura para os trabalhadores desta área”, afirmou.

O projeto

Conforme Humberto Welter Hartmann, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, que colaborou na elaboração do projeto e está na equipe de execução, o projeto Coleta Mais Limpa tem um valor global de R$ 1.287.964,60, sendo que do montante, R$ 15.000,00 é de contrapartida do município. “Esse projeto foi elaborado com o objetivo de melhorar o recolhimento e a segregação dos resíduos sólidos urbanos, para aumentar o seu valor agregado e diminuir o volume destinado a aterros sanitários”, esclarece, pontuando ainda que a coleta dos resíduos ocorrerá na área central do município, e será dos grandes geradores, no caso o comércio em geral, hotéis, restaurantes, condomínios e afins.

O engenheiro explica que serão realizadas campanhas informativas e divulgação dos dias de coleta e que também foi contratada uma empresa para realizar um atividades de educação ambiental em 10 escolas da rede municipal de ensino e na comunidade em geral, abordando a preservação do meio ambiente, a importância da correta segregação dos resíduos e a reciclagem de resíduos orgânicos.

OUTRAS NOTÍCIAS
04 de março de 2021
Proposta pelo vereador Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP), o projeto tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos, através do diálogo e também do auxílio do Poder Público Municipal.
11 de fevereiro de 2021
O encontro foi proposto pela Comissão Especial de acompanhamento para o retorno da volta às aulas, e teve a participação do presidente da Casa Legislativa Nader Awad (PSD), dos edis Vando Ribeiro (MDB), Rodrigo Flores (PDT), Nivaldo Langer de Moura (NENE)