Quarta, 29 de julho de 2015
Disponibilização de Caixas Eletrônicos adaptados poderá se tornar obrigatória

Os vereadores de Santo Ângelo aprovaram nesta semana, dia 27, projeto de lei que prevê a disponibilização de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes nas agências bancárias e cooperativas de crédito estabelecidas no município.

O projeto é de autoria do vereador Lauri Juliani (PDT) e trata sobre a obrigatoriedade de que todas as instituições financeiras que possuem áreas de autoatendimento passem a disponibilizar pelo menos um terminal com tela e teclado em altura adequada para a utilização de usuários de cadeira de rodas.

Segundo o parlamentar, muitos cadeirantes encontram dificuldade para utilizar os caixas de autoatendimento devido à altura dos equipamentos. Sendo assim, conforme o edil, esta medida estaria colaborando para a execução da lei que trata sobre acessibilidade e inclusão social.  

"É dever de todos os integrantes de uma sociedade lutar pela inclusão social das pessoas com deficiências. Situação simples como ir ao caixa rápido para efetuar saques, pagamentos de conta e outros serviços bancários acabam sendo ações impossíveis para os cadeirantes, que são obrigados a pedir para o acompanhante realizar a operação bancária, mas nem sempre podem contar com a ajuda de pessoas de sua confiança para realizar tais operações. A apresentação deste projeto de lei busca ampliar as adaptações existentes, para um melhor atendimento ao cadeirante", justificou o vereador. 

Na Câmara de Vereadores, o projeto foi aprovado por unanimidade, seguindo, agora, para análise do Executivo Municipal, que terá um prazo de 15 dias úteis para sancionar o vetar a matéria. 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
18 de abril de 2024
Vereadores prestigiaram a entrega da academia a céu aberto no bairro Garibaldi Carrera Machado
18 de abril de 2024
Legislativo realizou reunião para discutir ações de melhorias no acesso do Aeroporto Regional de Santo Ângelo
17 de abril de 2024
Duas Moções foram colocadas em pauta durante a última Sessão Ordinária
16 de abril de 2024
Confira os cinco novos pedidos de informação apresentados pelos vereadores
16 de abril de 2024
Vereadores recebem reivindicações de moradores do bairro Jardim Sabo