Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 11 de abril de 2017

Diretor do IESA fala sobre os serviços oferecidos, gratuitamente, à comunidade local e regional

Atendendo solicitação do vereador Felippe Terra Grass, o Diretor do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), Professor Gilberto Kerber, esteve na sessão ordinária desta semana, dia 10, ocupando o espaço destinados às entidades para falar sobre os diversos serviços oferecidos, gratuitamente, pela CENEC/IESA à comunidade local e regional.

O vereador justificou o pedido destacando o importante papel que a Instituição desempenha na formação de profissionais responsáveis e engajados com o desenvolvimento local e regional. Para Felippe, o Legislativo também tem a missão de divulgar e facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelas entidades locais: “Como representantes da comunidade nosso dever é abrir espaço para que Instituições como o IESA possam publicizar todo o trabalho comunitário que realizam. Parabenizamos a direção do IESA, os professores, alunos e colaboradores por atuarem com tamanha responsabilidade e por estarem engajados na construção de uma sociedade melhor”, frisou Felippe Terra Grass.

 

MAIS DE 14 MIL ATENDIMENTOS GRATUITOS

Conforme destacou o Diretor do Instituto, só em 2016, a Clínica Escola de Fisioterapia, considerada referência na região, realizou um total 14.836 atendimentos gratuitos. Segundo o Diretor, a Clínica atua na prevenção e reabilitação cinético-funcional, oferecendo atendimento especializado em fisioterapia ortopédica e traumatológica, reumatológica, neurológica, cardiorrespiratória, dermatofuncional, pediátrica, obstétrica e geriátrica. Além disso, também é realizada fisioterapia preventiva com grupos de pacientes portadores de hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

11 MIL EXAMES

Da mesma forma, Kerber falou dos serviços prestados pelo Laboratório Escola de Análises Clínicas do IESA, que no ano passado disponibilizou mais de 11 mil exames gratuitos, envolvendo cerca de 3 mil pacientes. O laboratório é ocupado pelos alunos do último semestre do curso de Biomedicina, que realizam estágio supervisionado em análises clínicas. Todos os exames realizados são gratuitos e o atendimento é voltado à população carente do município.

Segundo informou o dirigente da Instituição, o Laboratório presta atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios com clubes de mães, centros de recuperação para alcoólatras e toxicômanos, casas de repouso, lares de idosos e escolas municipais, estaduais e particulares. Além disso, os alunos atendem grupos de diabéticos e hipertensos por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Kerber aproveitou para falar, ainda, sobre o setor de Saúde Pública, em que são realizadas atividades de inserção e aproximação do profissional à comunidade através de visitas guiadas na comunidade atendida pelos ESFs, palestras em diversos locais sobre prevenção e promoção da saúde, participação em atividades realizadas pelo município através da Secretaria Municipal de Saúde e Estadual, pela 12ª CRS, dentre outras.

SERVIÇOS PRESTADOS NA ÁREA JURÍDICA, ADMINISTRATIVA, CONTÁBIL E SOCIAL

Além dos referidos projetos, o Professor falou dos serviços prestados na área jurídica, administrativa, contábil e social. Para exemplificar, Kerber mencionou o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), fundado em 1994, antes mesmo da lei que tornou obrigatória a atividade junto às faculdades de Direito. Só no ano passado, o NPJ prestou orientação para cerca de 1700 pessoas. No IESA, o funcionamento ocorre de segunda às sextas-feiras, entre às 13h30 e 17h30, mediante agendamento presencial ou pelo telefone.

CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA

Para finalizar, Kerber anunciou o início da Clínica Escola de Odontologia, cuja previsão é para o primeiro semestre de 2018. “Os alunos atualmente encontram-se no terceiro semestre do curso, porém já desenvolvem projetos que estão alterando significativamente a nossa realidade, como o projeto que avalia o conhecimentos de alunos do Ensino Médio sobre os meios de prevenção à carie. Com mais este conjunto de serviços na área da odontologia temos a convicção que a CNEC/IESA continuará mudando a realidade da nossa região”, finalizou o Diretor.

MAIS INFORMAÇÕES

Horários de atendimentos, detalhes sobre os programas e demais informações podem ser acessadas no endereço:  http://cnecsan.cnec.br/servicos-a-comunidade/

 

18 de agosto de 2017
Adolar Queiroz esteve com o Secretário João Terra na comunidade Santa Rita Olhos D’água verificando os trabalhos realizados para recepcionar o público da 33ª edição do Torneio dos Jogos Rurais Sol a Sol.
17 de agosto de 2017
Adolar Queiroz, presidente da Mesa Diretora, esteve reunido com o Deputado Eduardo Loureiro para tratar sobre audiência pública a ser promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa
17 de agosto de 2017
Autoridades da área da segurança pública foram convidadas a discutir o tema na próxima segunda-feira (21). Solicitação foi apresentada pelo vereador Lucas Lima
16 de agosto de 2017
"A ideia é levar conhecimento e experiências que possam melhorar o cuidado com as crianças, com a gestação e o convívio familiar”, explicou o vereador.