Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 18 de novembro de 2016

Dia Nacional da Consciência Negra tem destaque no Legislativo Municipal

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no próximo domingo (20), teve destaque durante sessão ordinária do Legislativo Municipal, realizada na última quarta-feira, dia 16.

Conforme proferiu a vereadora Jacqueline Possebom, que lembrou a data durante seu pronunciamento no Pinga-Fogo, o momento precisa ser visto de maneira crítica, no sentido de buscar progredir, cada vez mais, na construção de uma sociedade livre do preconceito e do racismo.

“Não somente o preconceito contra os negros, mas toda e qualquer discriminação precisa ser enfrentada e abolida. Somos seres humanos e essa é a nossa raça. Preconceito contra negros, discriminar pessoas por sua religião ou não tolerar a diferença que existe no outro, tudo isso são sinais de que o ser humano precisa ser mais humano”, destacou a vereadora.

A data, que relembra a morte de um dos principais líderes do movimento contra a escravização do povo negro, Zumbi dos Palmares, em 1965, também foi referida pelo vereador Gilberto Corazza. Em seu pronunciamento, o edil destacou a necessidade de seguir a luta contra todas as formas de opressão, de discriminação e de racismo.  

“Ninguém nasce racista, então nos tornamos racista e discriminadores, portanto, precisamos intensificar o processo educativo e cultural, na perspectiva de relações de respeito e diálogo, pois como afirma nossa constituição “todos somos iguais perante a lei”, ou como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1848, “todos nascemos iguais em dignidade e direitos””, finalizou parlamentar.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Atividades alusivas à data serão realizadas amanhã, dia 19. Conforme explicou Valquíria Soares, integrante da comissão organizadora do evento, em Santo Ângelo o Dia da Consciência Negra será marcado com a realização de um jantar festivo, a partir das 20h30min, na sede do Clube Galerno.

A abertura do evento será realizada pela Presidente da Etnia Afro Negras Raízes, Neusa Farias. Na sequência, haverá o desfile das 09 participantes do concurso “A Mais Bela Negra de Santo Ângelo” e, logo após, terá início o jantar festivo.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do fone 55 – 99123374