Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 13 de agosto de 2019

Dia da Margarida é celebrado na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Uma Sessão Especial realizada na Casa Legislativa santo-angelense, na noite dessa segunda-feira, 12 de agosto, festejou o dia Dia da Margarida. A solenidade foi instituída por meio de Projeto de Lei, que estabelece a realização de atividades de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Vando Nolasco (PDT), proponente  da homenagem, esclareceu que a data vem sendo celebrada em todo o país, desde 2000. O vereador recordou quem é Margarida Maria Alves, a mulher que dá nome ao dia e à Marcha das Margaridas, manifestação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e que rememora a trabalhadora rural e líder sindicalista assassinada em 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

Ao se pronunciar em nome do Poder Legislativo, Nolasco falou que o intuito foi de “homenagear todas as mulheres margaridas, que lutam por justiça social, onde o direito de ir e vir seja preservado, que batalham por um país sem homicídios, feminicídios e que a mulher não passe por situações de violência”, afirmou, lembrando também o trabalho realizado pelas entidades no município, em prol do acolhimento e atendimento de vítimas de violência.

 Em seu discurso, a diretora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Simone Lunkes, apresentou dados de violência contra a mulher, da Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, e falou sobre a importância de denunciar os agressores e  de mudar atitudes. “Naturalizar a violência e reproduzir os nossos comportamentos ou falas, que muitas vezes achamos inofensivas, contribui e reforça para a violência, acabam por legitimar socialmente as agressões. É necessário refletirmos sobre elas e deixarmos de usá-las, para que assim, possamos realmente construir uma sociedade perpassada pela cultura da paz, do respeito e da igualdade” enfatizou.

Simone também ressaltou que promover ações que buscam conscientizar a comunidade sobre o combate à violência contra a mulher, como instituir o Dia da Margarida no mês de agosto, forma um marco na história de Santo Ângelo no que compete à luta pelos direitos das mulheres, além do fortalecer políticas públicas desenvolvidas no município.

O Promotor de Justiça da Terceira Promotoria Criminal de Santo Ângelo, Rodrigo Louzada, também se manifestou durante a solenidade, falando sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público na prevenção da violência doméstica, com atividades educativas, em parceria com entidades e também com a Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM).

A solenidade também contou com a presença do secretário da Indústria e Comércio de Santo Ângelo, João Baptista Santos da Silva, e a Juíza-diretora do Foro de Santo Ângelo, Marta Martins Moreira.

13 de fevereiro de 2020
O novo programa tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de reciclagem e resíduos sólidos no município, que será feita pela organização para preservação ambiental, Ecos do Verde em Santo Ângelo.
12 de fevereiro de 2020
O coordenador das Agro Indústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Lino Formenton, foi recebido no gabinete da Câmara de Vereadores
31 de janeiro de 2020
Os representantes do bairro Rosa, de Santo Ângelo, reuniram-se no Gabinete do chefe do Executivo, Prefeito Jacques Barbosa juntamente, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkieswicz, na manhã desta sexta-feira (31).
31 de janeiro de 2020
O Presidente, Pedro Waszkiewicz, e o Vereador Vinícius Makvitz receberam o Coordenador da 10° FEAAGRI Missões, Daniel Casarim
29 de janeiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira (29), fizeram-se presentes no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, os vereadores da 28° legislatura