Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 07 de agosto de 2019

Dia da Margarida é celebrado em Sessão Especial

O mês de agosto é marcado no Brasil pelas lutas das mulheres contra a violência. Em Santo Ângelo, institui-se o dia 12 de agosto como o Dia da Margarida, após o vereador Vando Nolasco (PDT) protocolar um Projeto de Decreto Legislativo, em julho deste ano.

Em concordância à matéria aprovada, na próxima segunda-feira, 12, o Poder Legislativo realizará uma Sessão Especial para celebrar a data, em concordância às atividades de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, estabelecidas do Decreto aprovado.  

De acordo com Nolasco, a solenidade faz parte de um conjunto de ações que visa conscientizar a comunidade acerca do aumento dos casos em que a mulher é vítima de agressões. “É importante chamarmos a atenção da população, utilizando o que for necessário, campanhas, palestras, caminhadas, mostrando tanto para os agressores que estão cometendo um crime, quanto para as mulheres de que elas podem denunciar, pois existe uma rede de apoio e atendimento em nosso município”, esclareceu o vereador. 

Dia da Margarida

Desde o ano 2000, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza no dia 12 de agosto, a Marcha das Margaridas, manifestação organizada pelo fim da violência contra a mulher. O nome e a data escolhidas se referem à Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e líder sindicalista assassinada em 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.