
O Projeto de Lei que institui o Dia D do Outubro Rosa foi aprovado por maioria na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, na última quarta-feira, 13.
A matéria foi protocolada pela vereadora Enfermeira Jacqueline Possebom, e teve a aprovação da maioria dos vereadores.
Conforme a enfermeira Jacqueline, a ideia é trabalhar a prevenção do câncer de mama e promover a saúde da mulher, mobilizando a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce.
Com o projeto, fica instituído o Dia D do Outubro Rosa, a ser realizado no terceiro sábado do mês de outubro, sendo promovido pelas Unidades básicas de Saúde, com ações voltadas à integridade da saúde da mulher, como palestras, eventos e atividades educativas, divulgação de materiais informativos sobre a prevenção da doença, entre outras ações.
A parlamentar, que atua na saúde pública municipal, lembra que o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, e que para mais chances de cura, o tumor deve ser identificado o quanto antes. “Exames devem ser feito frequentemente, e a mamografia é imprescindível para a descoberta deste tipo de doença. O Dia D vem para incentivar as mulheres a buscarem a prevenção e cuidarem da sua saúde”, pontuou a vereadora enfermeira Jacqueline.
Agora a matéria segue para sanção do prefeito Jacques Barbosa.