Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça-feira, 24 de maio de 2016

Consultas e cirurgias eletivas pautaram reunião no Legislativo de Santo Ângelo

Na manhã desta terça-feira, dia 24, os vereadores Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando, Lauri Juliani, Nader Awad e Everaldo de Oliveira, estiveram reunidos com o provedor do Hospital Santo Ângelo, Bruno Hesse.

O encontro teve por objetivo elucidar questões ligadas ao projeto social que visa reduzir o tempo de espera para a realização de cirurgias eletivas. Conforme informou Hesse, devido ao baixo número de processos cirúrgicos contratados pelo Estado, a situação tem se agravado. Só de Santo Ângelo, são mais de 300 pacientes aguardando na fila de espera. “Em média, cada cidadão tem esperado cerca de um ano para a realização de algum procedimento cirúrgico de baixa ou média complexidade”, afirmou Hesse.

Diante da situação, o HSA encontrou como alternativa, a possibilidade de convênio com os municípios atendidos pela Casa de Saúde.  A proposta é que cada administração pública colabore com pequeno percentual. Segundo Bruno Hesse, Entre-Ijuís e São Miguel das Missões já aderiram ao projeto.

Ao falar sobre o assunto, o secretário da Mesa Diretora, vereador Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando, ponderou a necessidade de fazer com que a população seja atendida em um tempo de espera aceitável.  “Temos que encontrar maneiras de acabar com o sofrimento de cidadãos que já aguardam há mais de um ano para realizar o procedimento que lhe foi indicado. A Câmara de Vereadores, no mês de abril, devolveu aos cofres públicos R$ 300 mil. A indicação deste Poder foi para que o valor fosse utilizado na área da saúde e, assim, esperamos que seja, que a Administração Municipal também assine o convênio e colabore para o desentrave destes processos cirúrgicos”, frisou Vando.

Atualmente, o Estado tem 235 cirurgias mensais contratadas com o HSA, contudo, o número não tem dado conta da demanda. A expectativa é que com a destinação de auxílio especial por parte dos municípios da região das Missões, seja possível retomar o fluxo normal dos processos cirúrgicos.

“O atraso gera prejuízos à saúde dos pacientes e aos recursos da área. Um paciente que aguarda por muito tempo, precisa refazer os exames já pagos com dinheiro público. Além disso, é muito comum que o paciente retorne, por diversas vezes, ao Hospital, procurando soluções paliativas enquanto não é chamado a realizar o processo cirúrgico”, concluiu o vereador Vando.

Nos próximos dias, a Câmara de Vereadores estará agendando reunião com o Conselho e com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a adesão ao projeto.

 

Nova equipe de traumatologistas e ortopedistas

Durante a reunião, também teve destaque a recente contratação da equipe, constituída por 12 médicos, do Centro de Ciências Cirúrgicas Avançadas de Porto Alegre (CCCA), que atua na área de traumatologia e ortopedia.

A nova equipe deu início aos trabalhos junto ao HSA no dia 13 de maio. A atuação destes profissionais em Santo Ângelo se dá através de revezamento. De segunda a sexta-feira, dois médicos ficam disponíveis, 24 horas, para o atendimento de urgência e emergência, realização de cirurgias eletivas e de consultas especializadas em traumatologia e ortopedia.

Conforme salientou o provedor Bruno Hesse, o serviço atende Santo Ângelo e os 24 municípios da região e se destaca por oferecer atendimento diário e especializado, através de convênios ou particulares.

23 de junho de 2017
Vereador Felippe Terra Grass esteve com o Secretário de Transportes, João Terra, buscando auxílio em Secretarias do Estado. Solicitação foi pela cedência de máquinas e destinação de recursos.
23 de junho de 2017
Em caso de necessidade, o cidadão pode se dirigir diretamente à Câmara de Vereadores. No turno da manhã o expediente segue até às 11h30min. À tarde, o atendimento inicia às 13h30min, seguindo até às 16h30min.
22 de junho de 2017
Matéria deve ser votada na próxima segunda-feira (26).
21 de junho de 2017
Definir mecanismos que auxiliem e incentivem a prática do esporte no município. Esse é o objetivo do Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Adolar Queiroz, que tem trabalhado em conjunto com o Secretário de Turismo, Esporte, Vando Ribeiro