Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 26 de junho de 2018

Consulta Popular: gaúchos podem escolher destino de investimentos a partir desta terça

Iniciou hoje (26) mais uma edição da Consulta Popular. O processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no Orçamento do Estado de 2019. Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar.

Neste ano, serão distribuídos pelo governo gaúcho R$ 80 milhões entre as 28 regiões do Estado que representam os 497 municípios. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O COREDE Missões receberá pouco mais de R$ 3 milhões.  

A votação vai até quinta-feira (28) e pode ser feita pela internet, por mensagem de celular ou presencialmente. A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo é um dos pontos para votação.

O voto é secreto e cada eleitor poderá escolher apenas um projeto. Os projetos que estão na cédula de votação foram definidos em assembleias populares.

Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, coordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do estado selecionam os projetos. Os resultados são remetidos para a Seplan, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Quem pode votar

Estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Documentos necessários

Para votar nas urnas presenciais, é necessária a apresentação do título de eleitor e/ou carteira de identidade. Para votar pela internet ou por mensagem de texto no celular, será preciso informar o número do título de eleitor.

Como votar

– Pela internet: no site da Consulta Popular - https://vota.rs.gov.br/register 

– Presencialmente: os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e as prefeituras estão divulgando os locais 

– Por mensagem de texto no celular: Basta enviar uma mensagem para o número 27902, com o texto: RSVOTO #Título do Eleitor #n° do programa

 - Pelo Aplicativo: também será possível votar acessando o aplicativo de celular Facilita RS.

20 de julho de 2018
Proposta, encabeçada pelo vereador Felippe Terra Grass, visa atualizar a legislação municipal, ampliando pontos de venda e permitindo a permanência dos veículos em vias públicas.
19 de julho de 2018
Debate foi conduzido pelo vereador Maurício Loureiro, proponente da audiência. Objetivo foi ouvir a opinião dos diferentes segmentos e esclarecer dúvidas quanto à forma com que está sendo conduzida a questão no município.
18 de julho de 2018
“Essa é uma luta de anos, que finalmente estamos conseguindo resolver”, destacou o Chefe do Legislativo, Everaldo de Oliveira. Expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em três dias.
18 de julho de 2018
Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, esteve acompanhando o ato e fez questão de reiterar o apoio do Poder Legislativo às iniciativas voltadas ao esporte e educação.