
Segurança e mobilidade foram os tópicos centrais da reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, dia 17, na sede da 14ª Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Santa Rosa.
Na ocasião, o Presidente do Legislativo, Gilberto Corazza, assim como os vereadores Everaldo de Oliveira (vice-presidente) e Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando (secretário da mesa diretora) estiveram reunidos com o engenheiro Ricardo Klein Novroth, superintendente regional adjunto do DAER.
Entre os assuntos tratados, esteve a necessidade de agilizar o processo de construção do trevo de acesso ao campus do Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo e ao Bairro Garibaldi Carrera Machado, na ERS – 218.
“Essa é uma reivindicação antiga dos cidadãos que residem ou trafegam na localidade. Muitos acidentes, devido à falta de sinalização, iluminação pública e de um trevo seguro, foram registrados no local. Sabemos das dificuldades financeiras, mas essa obra é de fundamental importância à segurança da comunidade do Bairro Garibaldi Carrera Machado e de todos aqueles que circulam pelo campus do IFF ”, enfatizou o vice-presidente, Everaldo de Oliveira.
Conforme explicou o Presidente da Câmara, já está em andamento, junto à Superintendência de Estudos e Projetos do DAER, processo pela implantação do referido trevo, sendo necessário, a partir de agora, buscar agilidade na execução do mesmo.
Conforme reiteraram os parlamentares, a solicitação é de extrema importância, tendo em vista que somente o IFF campus de Santo Ângelo possui cerca de 500 alunos matriculados, estando abertas inscrições para cursos em plena e progressiva expansão.
“A vida e a integridade física de milhares de pessoas dependem muito do atendimento urgente destas demandas”, salientou o Chefe do Legislativo Municipal, Gilberto Corazza.
ERS 344 – Trevo da Fenamilho
O prazo para a instalação de redutores de velocidade e de demais mecanismos que garantam a segurança de todos que circulam nas proximidades do trevo da Fenamilho, na ERS-344 foi, igualmente, questionado pelos edis.
Também foi dada ênfase à falta de segurança do acesso ao Distrito de Buriti. O trevo, conforme destacou o vereador Vando, necessita de melhor sinalização e de total reestruturação. “Reiteramos a necessidade da aplicação de medidas de segurança junto aos trevos da Fenamilho e da Buriti, além de outras questões, como a reestruturação do acostamento em partes da ERS 344, principalmente nas áreas próximas a bairros do município”, explicou Vando.
Em respostas às solicitações, o engenheiro do DAER garantiu que a sinalização viária, assim como a instalação de medidas paliativas junto aos trevos mencionados, na ERS 344, deverão ser efetuadas em breve. “A expectativa é que até o final deste primeiro semestre as solicitações sejam atendidas”, conclui o secretário da mesa diretora, vereador Vando.