Quinta, 08 de agosto de 2013
Compromisso firmado em 2007 dá prioridade à Capital das Missões para receber extensão da UFFS

Lideranças da Capital das Missões estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, dia 08, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, a fim de discutir e elaborar documento que imprime e reitera o desejo e empenho do município em ser sede de um dos campus da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Conforme o vereador Gilberto Corazza, membro do Comitê Municipal Pró – UFFS, o momento é estratégico, tendo em vista as novas diretrizes do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, que, recentemente, propuseram a expansão do ensino público federal através de novas universidades, implantação de novos campus e de Institutos Federais.

Diante disso, e do fato da UFFS estar credenciada para a expansão dos novos cursos de medicina, o Comitê e lideranças locais estão empenhadas em conquistar uma Unidade da UFFS na área das Ciências da Saúde, com prioridade para um curso de medicina.

Na ocasião, o vereador Diomar Formenton lembrou do compromisso firmado pela Região das Missões em 2007 de que Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga teriam prioridade em receber extensões e cursos provindos da instituição. Tal compromisso foi firmado em ata, na qual consta, ainda, o fato de que a cidade de Santo Ângelo seria o local para implantação de cursos na área da saúde. Para o presidente da Casa Legislativa, vereador Jacques Barbosa, a iniciativa é digna e de grande relevância, conforme ele o momento é de mobilização e empenho.

Outra questão ressaltada pelos presentes diz respeito a implantação do curso junto às instituições de ensino superior existentes em Santo Ângelo. A ideia de que um pleito não exclui o outro foi unânime. 

Por fim, foi elaborado documento que será encaminhado ao Reitor da UFFS, Professor Jaime Giolo, ao Ministério da Educação e Cultura – MEC e a Presidente Dilma Rousseff.  Além disso será criada uma comissão municipal que trabalhará pela execução da solicitação. Audiências públicas também devem ser agendadas para os próximos dias a fim de mobilizar entidades, lideranças e a comunidade local.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
27 de setembro de 2022
FEAAGRI Missões divulga relatório de beneficiados pelo subsídio de estandes
15 de setembro de 2022
Projeto de Lei regulamenta Previdência Complementar em Santo Ângelo
14 de setembro de 2022
Solenidade marca o início do mutirão de atendimento da Defensoria Pública
13 de setembro de 2022
Você sabia que existe um espaço junto a Câmara de Vereadores para atendimento aos assuntos relacionados a violência contra a mulher?
11 de setembro de 2022
Projeto de Lei permite aos açougues e similares a manipulação de carnes em Santo Ângelo