Terça, 30 de março de 2021

Comerciantes realizam manifestação pela abertura do setor de comércio, hotelaria e gastronomia de Santo Ângelo

Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas em frente à Casa Legislativa santo-angelense, na tarde dessa segunda-feira, 29, para reivindicar o direito de abrir bares e restaurantes aos finais de semana e pela flexibilização dos decretos que endureceram as atividades comerciais no Rio Grande do Sul.

Após as manifestações de comerciantes, do deputado Eduardo Loureiro, do prefeito Jacques Barbosa e do presidente do Poder Legislativo, Nader Awad (PSD), um pedido de providência foi entregue por representantes de um grupo de Bares e Restaurantes da Cidade de Santo Ângelo ao Chefe da Casa Legislativa.

O documento assinado por Luciano do Nascimento, proprietário do restaurante Arena Grill, e por Graziano Tolfo, sócio-diretor do Primu's e diretor da Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo (AGIR), solicita que a Câmara apresente um Projeto de Lei oferecendo isenção de taxa de renovação de alvarás, isenção ou redução de IPTU e projeto de acesso à crédito com subsídio pago pela prefeitura de Santo Ângelo.

Além disso, o pedido de providência requer que seja elaborado um Painel Público com posição favorável/contrária de cada deputado estadual e/ou vereador, acerca das medidas de restrição ao comércio, além do pedido de outro Projeto de Lei ou decreto que flexibilize a abertura do comércio de Santo Ângelo com relação aos horários e os dias de funcionamento.

Nader afirmou que o Legislativo entende a situação dos comerciantes, que apoia a flexibilização e que neste momento é necessário que haja uma união de esforços para reivindicar junto ao Governo do Estado e buscar uma saída conjunta. O presidente da Câmara também acredita que seja necessário uma mudança no comportamento das pessoas que ainda continuam aglomerando e não tomando as medidas necessárias, para barrar a disseminação da Covid-19, o que acaba prejudicando o comércio.

Pela manhã, os empresários e lidernças ocais estiveram em reunião com o prefeito Jacques Barbosa, acompanhados dos vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Carlos Gonçalves (PRTB). Na ocasião, o Chefe do Legislativo se comprometeu e publicar um novo decreto ou enviar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei com flexibilizações.

Manifestação na Tribuna

Durante a Sessão Ordinária, Tiago Veiga, Gestor de Negócios da Veiga Distribuidora e presidente da AGIR, e Graziano Tolfo e Luciano Nascimento, representando os restaurantes, hoteis e também a AGIR, ocuparam o espaço das entidades na Tribuna para se manifestar pedindo ações concretas do Poder Público diante das restrições aplicadas ao setor.

Veiga ressaltou que a iniciativa privada está à disposição do Poder Público para trabalhar para fazer Santo Ângelo uma cidade melhor.

Tolfo afirmou em sua fala que a coragem do prefeito de Porto Alegre de decretar, mesmo que o decreto tenha sido cassado pela justiça no dia seguinte, deu um sopro de esperança ao grupo de empresários santo-angelenses, que começaram o movimento no sábado, culminando na manifestação realizada na tarde de hoje, de maneira pacífica e cuidadosa. “Eu e o Luciano Nascimento, representando os colegas do setor, começamos a articular com o Poder Público para que tomassem o mesmo posicionamento de enfrentamento e mobilizamos através das redes sociais os empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes. Esse movimento começou a ganhar força em todo comércio, recebeu apoio das entidades de classe e hoje é um movimento em prol de todo o comércio de Santo Ângelo”, contou.

Luciano também se manifestou dizendo que o grupo quer que os representantes deem a seriedade e a celeridade que o momento exige. Além disso, o empresário destacou que a falta de locais seguros e com protocolos  sendo seguidos, contribuiu para o aumendo de casos. “Ficou provado com o fechamento dos bares e restaurantes e o grande aumento de infectados (recorde mês de março), que não é o comércio e os bares e restaurantes responsáveis por esse aumento. Precisamos que sejam tomadas decisões com muita urgência, para que não ocorra demissões em massa do setor”, pontuou.

OUTRAS NOTÍCIAS
18 de junho de 2021
A municipalização da ERS-344 em Santo Ângelo, foi tema de reunião realizada entre os vereadores Maurício Loureiro e Vando Ribeiro e o Coordenador Regional do DAER-RS, Ricardo Klein Novroth. O encontro ocorreu em Santa Rosa, na tarde da última quinta-feir