Terça, 09 de julho de 2019
Cientista santo-angelense Eduardo Rigon Zimmer receberá a Ordem da Cruz Missioneira

 

O Poder Legislativo de Santo Ângelo concederá ao cientista e pesquisador Eduardo Rigon Zimmer, a Ordem da Cruz Missioneira. O Projeto Decreto apresentado pela Mesa Diretora, e que prevê a condecoração, foi votado na Sessão Ordinária do dia 1º de julho, e aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro (PDT), requereu a concessão da Ordem a Zimmer, tendo em vista seus importantes estudos e pesquisas na área da saúde, especialmente sobre doenças neurológicas e a Doença de Alzheimer.

Loureiro entende que Zimmer é merecedor da comenda, pois além de contribuir para a evolução dos tratamentos de saúde e trabalhar com o ensino público, pesquisa e extensão, representa a cidade de Santo Ângelo. “Esta comenda é uma honraria entregue para personalidades que prestaram, de alguma forma, serviços em prol da comunidade santo-angelense, e nosso homenageado faz mais do que isso, luta por melhorias na área da saúde, atua na pesquisa para proporcionar mais qualidade de vida aos portadores de Alzheimer e através da docência, contribui para a formação de pessoas, colaborando para a educação de nosso Estado e País”, destacou o presidente da Casa.

Zimmer afirma que se sente extremamente honrado em receber a Ordem da Cruz Missioneira e com a sensação de estar trilhando o caminho certo. “Nos últimos anos temos avançado constantemente em estudos para entender melhor e tratar a Doença de Alzheimer. Nosso grupo de pesquisa tem atingido reconhecimento internacional. Assim, sigo levando um pouquinho de Santo Ângelo mundo afora e receber o carinho da comunidade Santo-Angelense é realmente gratificante”, destacou.  

O pesquisador mora e trabalha em Porto Alegre, mas possui laços fortes com Capital das Missões. “Santo Ângelo é a minha casa. Onde estão meus pais, meus familiares e meus grandes amigos. Vivi toda minha infância e adolescência em Santo Ângelo, e certamente ainda levo os aprendizados ganhos na capital missioneira”, afirmou. 

O presidente da Câmara de Vereadores esclarece que a entrega da Comenda será marcada posteriormente, de acordo com a possibilidade de Zimmer se deslocar para Santo Ângelo e receber a honraria.

 

O homenageado

Filho de Arlete Rigon Zimmer e Nelson Antonio Zimmer, Eduardo Rigon Zimmer tem 34 anos, nasceu em Santo Ângelo, onde cursou o Ensino Fundamental e Médio do Colégio Tereza Verzeri. 
Formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição em que se tornou Mestre e Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica. Atuou como Pós-doutorando e Pesquisador Associado do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), auxiliando no desenvolvimento de metodologias para o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer.  

Atualmente, o Dr. Zimmer é professor adjunto do Departamento de Farmacologia da UFRGS, Pesquisador associado do InsCer, orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (UFRGS) e Farmacologia e Terapêutica (UFRGS), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da McGill University, no Canadá. 
Também é coordenador do Laboratório de Neuroimagem da UFRGS, onde realiza pesquisas para o diagnóstico precoce de doenças cerebrais. Além de realizar estudos de alta complexidade técnica experimental, desenvolve uma linha de pesquisa voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) com potencial de economizar altíssimos valores para o país, com exames capazes de identificar e intervir em doenças cerebrais antes do aparecimento dos sintomas, a chamada fase pré-clínica.

O laboratório em que atua o Dr. Zimmer, tem uma vasta gama de colaboradores internacionais e é considerado de ponta na sua área de pesquisa. Colabora com as seguintes instituições internacionais: Yale University (Estados Unidos da América), Cambridge University (Reino Unido), King’s College of London (Reino Unido), Gothenburg University (Suécia), Université de Lausanne (Suíca) e Université du Bordeaux (França). 
 
Durante os últimos anos vem recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais relativos ao mérito científico, como:
2019 – Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências  
2018 - Alzheimer's Association Travel Award, Alzheimer's Association 
2017 - II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell, Instituto Nanocell 
2016 - Jovem Pesquisador Brazil/UK scientific collaboration: The future of molecular imaging, British Council, Newton Foundation and CNPq 
2016 - Alzheimer's Association Travel Award, Alzheimer's Association 
2016 - Prêmio Capes de Tese em Ciências Biológicas II, CAPES 
2015 - Latin American Training Program (LATP) Associate, Society for Neuroscience 
2014 - Travel Award with the Institute of Aging, Canadian Institutes of Health Research (CIHR) 
2013 - Alzheimer's Imaging Consortium (AIC) Travel Award, Alzheimer's Association 

Para conhecer o trabalho e as pesquisas do grupo de pesquisa do Dr. Eduardo Zimmer, acesse:

Site: zimmer-lab.org 
Facebook, Instagram e Twitter:  @zimmerneurolab

OUTRAS NOTÍCIAS
27 de setembro de 2022
FEAAGRI Missões divulga relatório de beneficiados pelo subsídio de estandes
15 de setembro de 2022
Projeto de Lei regulamenta Previdência Complementar em Santo Ângelo
14 de setembro de 2022
Solenidade marca o início do mutirão de atendimento da Defensoria Pública
13 de setembro de 2022
Você sabia que existe um espaço junto a Câmara de Vereadores para atendimento aos assuntos relacionados a violência contra a mulher?
11 de setembro de 2022
Projeto de Lei permite aos açougues e similares a manipulação de carnes em Santo Ângelo