Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Carta da Marcha dos Vereadores 2015 entregue no Palácio do Planalto

Na última semana foi realizada, em Brasília, o movimento denominado “Marcha dos Vereadores”. O Poder Legislativo de Santo Ângelo esteve representado pelos vereadores Lauri Juliani, Nader Awad e pelo suplente Dionísio Faganello.

Ao falar sobre o evento, Juliani destacou as solicitações que constituíram a carta, redigida pela União dos Vereadores do Brasil, e entregue à Presidência da República, através do Ministro Eliseu Padilha. O material foi elaborado pelos representantes municipais que destacaram diversos temas, dentre eles questões relacionadas ao Pacto Federativo, que diz respeito ao desequilíbrio entre os entes federados, principalmente, na destinação dos recursos públicos.

“É preciso que a União valorize o fato de que o alimento que chega na mesa de cada cidadão é produzido no município, no meio rural. É nos municípios que as pessoas residem e pagam impostos, entretanto, a União tem ficado com mais de 60% de tudo que é arrecadado. Os estados, ficam com cerca de 25%, sendo que os municípios, ficam com o resto, que é cerca de 15 % dos valores coletados por meio de impostos”, destacou Juliani.

Outras questões que também integraram a carta estão diretamente ligadas as áreas da educação, habitação e saúde. De acordo com Juliani, inúmeras sugestões apresentadas pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo foram acatadas e incluídas no documento entregue à Presidência da República. Dentre as propostas esteve a instalação de creches junto aos loteamentos populares, assim como a necessidade de transporte gratuito para estudantes do terceiro grau e a ampliação do programa Mais Médicos. 

“Tivemos a grata satisfação de participar ativamente da construção desse documento que aponta as muitas necessidades dos municípios. Mais de seis sugestões apresentadas pela Câmara de Santo Ângelo foram acatadas e incluídas na carta. Esperamos que o debate e as ações efetivadas culminem em resultados positivos, vindo a melhorar a vida dos nossos munícipes”, finalizou Juliani. 

23 de maio de 2017
Ações preveem maior inclusão e assistência aos portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Projeto é de autoria do Líder do Governo, vereador Mauricio Loureiro
23 de maio de 2017
Ato fez alusão à passagem dos 25 anos de atividades da Universidade. Sessão foi realizada no plenário do Legislativo Municipal à pedido da vereadora Zilá Andres.
19 de maio de 2017
Vereador Rodrigo Trevisan foi quem solicitou a audiência. Objetivo é tratar sobre os efeitos da ordem de serviço assinada pelo governador José Sartori determinando, como forma de economia, a redução no número dos cavalos utilizados pela Brigada Militar.
19 de maio de 2017
De acordo com o texto, as contratações serão efetivadas com base na ordem classificatória decrescente do processo seletivo já realizado pelo Município.