Quarta, 26 de abril de 2017
Câmara realiza hoje, dia 27, Audiência Pública para discutir ações de combate ao abuso e à exploração sexual

Atendendo requerimento do vereador Maurício Loureiro, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza amanhã, dia 27, audiência pública para discutir e apontar possíveis soluções para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O vereador explica que o objetivo da reunião é discutir o tema para, assim, definir ações preventivas, educativas e de conscientização a serem realizadas no município. Conforme justificou o edil, combater a exploração sexual é uma responsabilidade de todos e precisa ser discutida permanentemente.

“Essa problemática ainda não foi tratada como deveria ser. Infelizmente diariamente crianças e adolescentes enfrentam esse tipo de violência e, por isso, conclamamos a sociedade para participar dessa audiência e debater ações a fim de combater o problema”, afirmou Loureiro.

Representantes da sociedade civil, órgãos do governo e de diversas entidades de classe foram convidadas a participar da reunião pública. A audiência está agendada para às 14 horas na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Todos são convidados a participar.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

No Brasil, o dia 18 de maio passou a ser um marco por conta de um crime envolvendo uma menina de 9 anos em 1973, no Espírito Santo. O caso Aracelli ganhou uma grande repercussão por conta da gravidade da crueldade que foi praticada conta a menina. Os agressores nunca foram punidos.

Nesse contexto, no ano 2000, foi aprovada a Lei Federal nº 9.970/00, que institui esse dia como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente. Esse movimento tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para lutar pelo fim da violência sexual.