Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 23 de fevereiro de 2018

Câmara e Prefeitura de Santo Ângelo discutem melhorias para a área da saúde

O Posto de Saúde do bairro São Carlos terá nova sede. A informação foi repassada pelo Secretário Municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, durante reunião com o Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira e com o vereador Lauri Juliani.

Conforme explicou o Chefe do Legislativo, a mudança foi determinada pelo Prefeito Jacques Barbosa em virtude das condições físicas da atual ESF do Bairro. O local passa por algumas adaptações, tendo em vista as normas de vigilância sanitária.

O novo Posto ficará na Rua São José, e deve ser entregue no final de março “A data da inauguração será amplamente divulgada e contamos com a presença de todos os vereadores”, afirmou o secretário.

MATERIAIS ADQUIRIDO PARA AS UNIDADES

Aproveitando a oportunidade, o Chefe da Casa Legislativa buscou informações quanto ao trabalho de fortalecimento da Atenção Básica.  Em resposta, a Secretaria de Saúde informou que, desde o início do ano, uma série de materiais e equipamentos estão sendo distribuídos em diversas unidades de saúde do município.

Dentre os equipamentos já distribuídos estão macas ginecológicas, foco portátil, detector fetal, cadeira de rodas, ultrassom odontológico, além de mobiliário e matérias diversos. De acordo com o secretário, o investimento visa aumentar a capacidade de resolução dos problemas nas próprias Unidades, sem necessidade de deslocamento para o HSA.

Os novos equipamentos, segundo a Secretaria de Saúde, já estão disponíveis nas Unidades de Saúde dos bairros Garibaldi Carrera Machado, Braga, Sepé, União, Subuski, Rogowiski, Dido, Aliança e Castelarim.

DESCENTRALIZAÇÃO DE EXAMES E ABERTURA DA UPA

Outro assunto amplamente debatido entre o Secretário e o Chefe do Legislativo, foi a descentralização para e entrega de exames laboratoriais e os trabalhos de preparação para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Ao falar sobre a entrega e realização de exames, o Presidente da Câmara destacou a necessidade de melhorar e agilizar o serviço. Para Everaldo, a descentralização na entrega dos resultados é um dos pontos essenciais para a melhor prestação de serviço à comunidade. Outra ponderação feita pelo Chefe do Legislativo foi sobre aos agendamentos para a realização do serviço: “Precisamos aprimorar o sistema de agendamento de exames tornando o serviço mais eficiente e diminuindo transtornos para a comunidade”, acrescentou.

Com relação à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Cavalheiro aproveitou a ocasião para explanar sobre as medidas adotadas pelo Governo para a abertura definitiva da Unidade. O secretário esclareceu que estão em andamento os processos burocráticos e que o Município já tem a autorização do Ministério da Saúde para colocar a Unidade em atividade, porte 2, com capacidade para 150 atendimentos/dia.

No total, o Governo Municipal investiu em torno de R$ 100 mil do orçamento anual da Saúde na recuperação do prédio e na revisão dos equipamentos médicos hospitalares lotados na UPA e estima um custo mensal de R$ 1 milhão para manter a unidade em funcionamento, repartidos entre recursos da União, do Estado e do Município.

11 de dezembro de 2018
A aprovação era necessária para que sejam executadas obras de expansão da rede de esgoto, obras que asseguram o abastecimento de água, ampliação de reservatórios e expansão de rede.
10 de dezembro de 2018
Neto da vereadora Zilá Andres e do ex-vereador e ex-prefeito Valdir Andres, Luizinho estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, e aguardava por um transplante de rim.
07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão