Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 24 de agosto de 2018

Câmara de Vereadores presente em evento de formação sobre Cultura Gaúcha

O presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo de Oliveira, participou, na manhã dessa sexta-feira, 24, de um encontro de formação sobre a cultura gaúcha, promovido pela 14ª Cooredenadoria Regional da Associação dos Supervisores da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Crassers) e pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (Aoergs).

A atividade ocorreu na sede do GDF Os Farroupilhas e contou com palestra sobre Tropeirismo, que é o tema da Semana Farroupilha 2018. O assunto foi abordado pelo historiador, jornalista e palestrante Rogério Bastos. Além disso, as escolas fizeram apresentações artísticas de música, poesia e danças tradicionais gaúchas.

Para o presidente da casa Legislativa, considerando que a cultura gaúcha é bastante forte e tem uma participação significativa da comunidade santo-angelense e missioneira, a formação vem a contribuir com o ensino sobre o tema nas escolas, fortalecendo o tradicionalismo.

A coordenadora da 14ª Crassers, Sandra da Rosa Graesel, explica que o encontro foi pensado junto à Aoergs, considerando que as escolas trabalham a Semana Farroupilha no mês de setembro. “Nós acreditamos que é função da escola passar essa cultura gaúcha, já que nós somos um povo gaúcho. Moramos no Rio Grande do Sul, todo mundo ouve falar na Semana Farroupilha, mas na realidade a gente é gaúcho todos os dias, os nossos costumes são diários”, pontuou a professora.

Participaram do encontro de formação professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores, estudantes e pessoas ligadas às entidades tradicionalistas do município.

22 de maio de 2019
Sessão Especial foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, Vinícius Makvitz
18 de maio de 2019
reunião foi requerida pelo vice-presidente da Casa, Maurício Loureiro e ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 17, no Plenário Juarez Lemos