Quarta, 19 de janeiro de 2022
Câmara de Vereadores participa de reunião com lideranças municipais, juntamente com o DAER.

Diversas lideranças municipais estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, dia18, para tratar de assuntos relacionados a situação dos trevos da ERS-344, ERS-218, perimetral norte, bem como a situação da ponte sobre o rio Ijuí, na ERS-344, que liga os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis.

A manhã de discussoes foi presidida pelo Deputado Eduardo Loureiro, presidente da comissão de assuntos municipais da Assembleia Legislativa, e contou com a presença dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis, além do superintendente regional do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Ricardo Novroth.

   Dentre os assuntos abordados estão alternativas para melhorar a segurança dos motoristas, como sinalização adequada, a possibilidade se colocação de lombadas eletrônicas e até quebra molas no sentido de disciplinar os motoristas e reduzir o risco de acidentes.

O Presidente da câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Vando Ribeiro destacou o pedido feito pelo legislativo municipal, junto ao ministério público, cobrando providências dos setores municipais e Estaduais responsáveis, em relação aos trevos da ERS-344 e ERS-218 devido a grande quantidade de acidentes inclusive com vítimas fatais.

O chefe do Legislativo ainda ressaltou a importância de unir a região e buscar soluções efetivas no sentido de reduzir drasticamente o número de acidentes e evitar que mais pessoas percam a vida nas estradas da região.

“Muito importante, quanto mais gente, mais força! Estamos unindo uma região por um objetivo comum que é o de salvar vidas”.

 Em contrapartida o superintendente regional do DAER, afirmou que, em relação ao trevo da ERS-344 que dá acesso ao distrito de Buriti, a melhor alternativa seria o fechamento da rótula, mas que ainda não foi elaborado um projeto. Quanto a lombadas eletrônicas disse que o contrato atual do Estado com a empresa que opera o sistema não prevê a instalação deste tipo de equipamento no local, ainda em relação ao acesso ao Instituto Farroupilha, na ERS-218 a proposta é de realização de um estudo técnico a fim de viabilizar a abertura de uma rua paralela a rodovia, e que a possibilidade de colocação de quebra-molas seria uma medida de urgência, cuja a autorização deve ser solicitada pelo município junto ao DAER.

Já em relação a ponte sobre o rio Ijuí, que liga os municípios de Santo Ângelo e Entre-ijuís, Ricardo Navroth foi incisivo em afirmar que foram realizadas vistorias entre os anos de 2020 e 2021 e deste modo “Não existe o risco de a ponte vir a desabar”. Segundo o superintendente, o problema está na superfície onde a base de concreto se encontra bastante avariada, que foram abertos processos licitatórios para retirada da atual camada de concreto e colocação de uma nova, porém não ouve empresas interessadas, alegando o valor baixo pago pela obra, mas que uma nova licitação deve ser realizada no próximo mês.

Estiveram presentes ainda, o secretário da mesa diretora do Legislativo santo-angelense, Nader Awad-PSD, os vereadores Marcos André-PTB, Nivaldo Langer-PP, Carlos Gonçalves-PRTB, Nérison Abreu-PRTB,João Cardoso-PSL ,Gilberto Corazza-PT, Jordão Oliveira, vice-prefeito de Entre-Ijuís; presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Nikititz; engenheiro e professor, Denizard Batista de Freitas; Mauro Tschiedel, vice-presidente da Acisa; tenente Noli Belmiro dos Reis, comandante do Pelotão Rodoviário Estadual.

      

OUTRAS NOTÍCIAS
20 de maio de 2022
Prefeito Municipal sanciona Projeto de Lei que flexibiliza pagamento de dívidas tributárias
20 de maio de 2022
Vereadores acompanham trabalhos do projeto Prefeitura nos Bairros
17 de maio de 2022
Sessão Especial marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
11 de maio de 2022
Sessão Especial homenageia enfermeiros Santo-Angelenses pelo seu dia
11 de maio de 2022
Reunião no Legislativo prevê medidas para desafogar atendimentos na UPA