Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quarta, 04 de julho de 2018

Câmara de Santo Ângelo inicia mês de julho aprovando Políticas de Educação Ambiental

▪️ Questões ligadas à preservação do meio ambiente têm sido, constantemente, debatidas na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Há poucos meses, o assunto foi abordado pelo vereador Maurício Loureiro através do encaminhamento de matéria sugerindo a implementação de políticas públicas voltadas ao tema.

▪️ Após diversas reuniões envolvendo órgãos do município, entidades e profissionais ligados à área, o Poder Executivo elaborou e o Legislativo aprovou, por unanimidade, projeto de lei que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e implantação da Política de Educação Ambiental no município.

▪️ A proposta visa, conforme justificou o vereador Loureiro, estimular o desenvolvimento de ações educativas, fomentando a democratização das informações e o debate referente ao meio ambiente, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas, à poluição, descarte de resíduos, ao uso e ocupação do solo, ao desenvolvimento das atividades agrícolas, industriais, entre outras.

PLANO DE TRABALHO

▪️ De acordo com o texto aprovado, após a sanção do Projeto, as secretarias gestoras, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, terão um prazo de 180 dias para apresentar o plano de trabalho, o qual deverá englobar a comunidade em geral, bem como as instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino do município.

PROCESSOS FORMATIVOS, PERMANENTE E CONTÍNUO

▪️ O texto também deixa claro que as ações, programas e projetos veiculados à Politica Municipal de Educação Ambiental devem ser desenvolvidos em processos formativos, permanente, contínuo e transdisciplinar de informação, individual e coletivo, orientando para o desenvolvimento da consciência sobre as questões ambientais e para a promoção de atividades que levem à reflexão, construção e incorporação de valores sociais, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências sobre o tema.

HORTAS COMUNITÁRIAS

▪️ Após aprovação do Projeto, o vereador Lucas Lima lembrou o projeto, de sua autoria, que dispõe sobre a implementação de hortas comunitárias. De sua parte, Loureiro propôs uma reunião com o Executivo Municipal para que a proposta seja incluída nas ações veiculadas à Politica Municipal de Educação Ambiental.

 

20 de julho de 2018
Proposta, encabeçada pelo vereador Felippe Terra Grass, visa atualizar a legislação municipal, ampliando pontos de venda e permitindo a permanência dos veículos em vias públicas.
19 de julho de 2018
Debate foi conduzido pelo vereador Maurício Loureiro, proponente da audiência. Objetivo foi ouvir a opinião dos diferentes segmentos e esclarecer dúvidas quanto à forma com que está sendo conduzida a questão no município.
18 de julho de 2018
“Essa é uma luta de anos, que finalmente estamos conseguindo resolver”, destacou o Chefe do Legislativo, Everaldo de Oliveira. Expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em três dias.
18 de julho de 2018
Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, esteve acompanhando o ato e fez questão de reiterar o apoio do Poder Legislativo às iniciativas voltadas ao esporte e educação.