Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 23 de abril de 2019

Autistas terão atendimento prioritário em Santo Ângelo

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 22, um Projeto de Lei protocolado em regime de urgência pelo Executivo, que determina que seja inserido o símbolo autista em placas de atendimento prioritário.

Com a Lei aprovada, os estabelecimentos públicos e privados  do município de Santo Ângelo deverão inserir nas placas de atendimento prioritário, o Símbolo Mundial de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista (TEA).  Assim, supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, estacionamentos, lojas em geral, e locais públicos, terão 120 dias para adequar as placas já existentes.

A proposta que favorece a causa autista havia sido encaminhada ao Governo Municipal como sugestão pelo vereador Rodrigo Trevisan (PP), em outubro de 2018. Para o edil, iniciativas como esta são necessárias para que a inclusão ocorra efetivamente, e que os pais, familiares e responsáveis por pessoas com  Transtornos do Espectro Autista (TEA), possam ter facilidade em atendimentos. 

Conforme a justificativa do Executivo, o quadro clínico de pessoas com TEA é diferenciado e individualizado, com manifestações diversas. Por isso, a prioridade nas filas de atendimento colabora com o conforto e com o não prolongamento de uma tensão que pode ser causada pela espera.

Para Trevisan, a aprovação da Lei melhora o nível de inclusão em Santo Ângelo. “Hoje a nossa cidade caminha mais um passo na humanização e na inclusão para todos”, afirmou o vereador.