Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 08 de maio de 2019

Audiências Públicas debaterão causa animal em Santo Ângelo

Após requerimentos apresentados durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira, 06, a Câmara de Vereadores realizará duas Audiências Públicas em prol da causa animal em Santo Ângelo.

Na próxima quinta-feira, 09, às 9 horas, o Plenário Juarez Lemos sediará uma audiência solicitada pelo vereador Valter Mildner (REDE) para debater a situação dos animais que circulam com veículos de tração. “Nós não podemos mais suportar os maus tratos. Conheço a realidade dos equinos, e a minha preocupação é com esses animais. Precisamos ouvir todas as partes sobre o assunto, para chegar a um denominador comum”, afirmou.  

O vice-presidente da Casa Legislativa, Maurício Loureiro (PDT), também requereu uma Audiência Pública, mas para tratar dos pequenos animais. A reunião ocorrerá no dia 16 de maio, às 9 horas. A proposta do vereador considera a saúde pública e tem o intuito de debater a criação de mecanismos para efetivar e viabilizar o controle de cães e gatos, castração, recolhimento a promoção de bem estar e prevenção de doenças.

Loureiro recorda ainda, que dois projetos de sua autoria, um sobre a circulação de animais e outro sobre a Política de Bem-estar Animal, foram encaminhados como sugestão ao Poder Executivo de Santo Ângelo, e estão sendo analisados pelo prefeito Jacques Barbosa.

De acordo com o vice-presidente, uma das ideias é de que o veículo de tração seja de material compatível com as condições e porte físico do animal, de modo que se observe sua segurança, saúde e as especificações técnicas definidas na lei. A outra proposta prevê, dentre as ações, o recolhimento de animais e destinação dos recolhidos, adoções, identificação eletrônica com microchip, penalidades educação para posse responsável, combate ao crime de maus-tratos e promoção do bem-estar animal.

 

Convênio com clínica veterinária

Além das audiências públicas, o tema de cuidado com os animais foi assunto de um Pedido de Informação do vereador Márcio Antunes (PP). O edil questionou o Poder Executivo se existe de algum convênio do município com clínica veterinária específica para realização de castrações em animais recolhidos. “É visível e crescente a demanda por atendimento para animais em situação de risco e de abandono, sendo o poder público municipal responsável pela causa”, afirmou Antunes.

Participaram da sessão, integrantes de movimentos de proteção aos animais, como a ONG Pé de Pano SOS Cavalos, e a Aspa Bicho Amigo.  

 

Fotos: Marcos Luft