Quarta, 25 de setembro de 2019
Audiência Pública aborda demarcação de carga e descarga em Santo Ângelo

Requerida pelo vereador Valdonei da Luz, uma Audiência Pública que debateu demarcação de carga e descarga no município de Santo Ângelo foi realizada na manhã dessa terça-feira, 24, na Câmara Municipal de Vereadores.

Participaram da reunião, o presidente da Casa Legislativa, Maurício Loureiro, e os vereadores Lucas Lima, Paulão, Valdonei da Luz, Valter Mildner e Pedrão. Também compareceram à audiência, o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Gersosn Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Lindomar Crestani, e representantes das transportadoras e de lojas do município.

Valdonei conduziu os trabalhos, e inicialmente esclareceu que o objetivo da reunião pública era o de encontrar soluções para facilitar a carga e descarga no trânsito de Santo Ângelo.

Primeiramente os vereadores fizeram suas colocações, salientando as dificuldades encontradas, além da demarcação de carga e descarga, e das varias demandas que a comunidade traz aos vereadores.

Posteriormente, a palavra ficou à disposição dos representantes do comércio local e de transportadoras, que comentaram situações passadas. Os lojistas solicitaram demarcação de carga e descarga, estacionamento rotativo e que seja realizado um trabalho de conscientização da população para que não estacionem em lugares demarcados. Além disso, foi sugerido uma fiscalização mais eficaz.  

Ao se manifestar, Crestani ressaltou o grande aumento da frota de veículos, dificultando a trafegabilidade, sendo que atualmente são em torno de 50 mil veículos. Além disso, o presidente do CMT também informou que há cerca de 60 a 70 pedidos de cargas e descarga no Conselho e que há uma necessidade urgente de uma legislação para regulamentar essas situações.

Os participantes também sugeriram a criação de uma comissão permanente para discutir esses temas.

Em seu discurso, o Diretor do DMT, esclareceu que a lei que rege o trânsito em Santo Ângelo é a 9.513/97, que acaba engessando o trabalho do departamento em várias situações. Rodrigues lembrou que na área azul a carga e descarga não e permitida, de acordo com contrato já assinado com a empresa. O que ocorre há concessões.

Nos encaminhamentos finais da reunião, o vereador Valdonei sugeriu a criação de uma comissão para debater e estudar soluções e a criação de uma legislação que regulamente áreas pontuais, que carecem de regularização.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
26 de março de 2024
Câmara de Vereadores realizou audiência pública para tratar de assuntos referentes à causa animal
26 de março de 2024
Legislativo aprova três Projetos de Lei
25 de março de 2024
Legislativo realizou sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down
20 de março de 2024
Presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo visita à Prefeitura de Entre-Ijuís
20 de março de 2024
Aprovados novos pedidos de informação, moção de aplausos e requerimentos