Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 01 de setembro de 2017

Audiência no Legislativo de Santo Ângelo debate casos de abigeato e ações de combate ao crime

Diante das dificuldades e prejuízos relatados por produtores rurais, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo promoveu na tarde da última quinta-feira, 31, audiência pública com o objetivo de definir medidas que venham a estancar casos de abigeato no município e região.

Na ocasião, os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Lucas Lima, autor do requerimento que originou a referida reunião. Os vereadores Rodrigo Trevisan, Paulo Sérgio e Silva (Paulão), Ademir Queiroz, Valdonei da Luz e Getulio Zborowski também estiveram colaborando com o debate, que contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, produtores e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural. 

FORTALECIMENTO DA FISCALIZAÇÃO

A necessidade de fortalecer a fiscalização em estabelecimentos comerciais foi um dos pontos mais destacados durante a reunião. A ideia é que, ao intensificar as ações fiscalizatórias, seja possível diminuir, drasticamente, o número de receptores dos produtos provenientes do abigeato.

REFORÇO NO POLICIAMENTO

Maneiras de reformar o policiamento nas áreas rurais foram, igualmente, debatidas. Durante os relatos, também teve ênfase os casos de invasões, furtos de modo geral e, ainda, para as limitações da legislação vigente. A grande reclamação dos agropecuaristas é que os suspeitos, na maioria dos casos, não são mantidos reclusos por muito tempo. “O Estado analisa os números. Muitos dos produtores lesados já estão tão desacreditados que não registram o furto, o que também dificulta a conquista de investimentos que auxiliem no combate ao crime”, explicou Cláudio Duarte, Presidente do Sindicato Rural.

VIATURAS PARA PATRULHAMENTO NA ZONA RURAL

Duarte aproveitou a ocasião para também falar dos recursos que estão sendo pleiteados para a aquisição de viaturas destinadas ao patrulhamento na zona rural. Além disso, o Presidente do Sindicato solicitou apoio dos vereadores para que o município seja contemplado com armamento e equipamentos de segurança no sentido de colaborar com o trabalho da polícia.

Para os próximos dias, uma nova audiência deverá ser agendada com a promotoria e judiciário a fim de solicitar providências e elaborar um plano articulado entre todos os setores responsáveis. Conforme explicou o vereador Lucas Lima, dentre os encaminhamentos, são destaques: a urgência de maior efetivo da Polícia Civil e Brigada Militar, investimentos em comunicações no meio rural e incremento na infraestrutura logística para enfrentar os criminosos. “O objetivo, agora, será maximizar recursos em vista de estagnar o número de casos registrados no município”, explicou Lima. 

 

26 de março de 2019
Homenagem foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz (MDB)
19 de março de 2019
Sessões Solenes homenagearam o aniversário de Santo Ângelo e o cinquentenário da Festa da Colheita