Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quinta-feira, 7 de maio de 2015

Associação dos Amigos do Pelotão CURUMIM recebe título de Utilidade Pública

Foi aprovado nesta semana, dia 04, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Decreto Legislativo que declara de utilidade pública a Associação dos Amigos do Pelotão Curumim – AAPC, que desde 2012 é a responsável pela efetivação do projeto Pelotão Curumim.

A Associação tem por missão melhorar, complementar, desenvolver e aprimorar a área afetiva, cognitiva e psicomotora de adolescentes do sexo masculino, com idade de 12 a 16 anos, indicados e selecionados pelo Juizado da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Conselho Tutelar de Santo Ângelo, e pela Coordenação do Pelotão Curumim do 1º BCom.

Na Câmara de Vereadores, o decreto foi apresentado pela vereadora Zilá Andres (PP), que ao justificar a iniciativa falou sobre a relevância dos serviços prestados pela entidade. “O conjunto de atividades desenvolvidas pelo Pelotão Curumim oferece subsídios para que adolescentes mudem suas atitudes em relação ao meio em que vivem, proporcionando-lhes uma oportunidade ímpar de melhorarem as suas condições gerais de vida”, ressaltou Zilá.

O Pelotão é fruto de uma parceria entre o 1º Batalhão de Comunicações e a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo e conta com o apoio de militares do 1º BCom, monitores, professores de música e educadores de diversas áreas de ensino. Além disso, estagiários de psicologia da URI – campus Santo Ângelo, colaboram com as atividades.

O programa foi instituído em 1994 e busca propiciar a adolescentes desassistidos acompanhamento médico-odontológico, reforço escolar, psicológico, religião, música, inglês, espanhol e educação física, por meio de atividades desportivas e alimentação adequada. Atualmente, o Pelotão conta com 50 adolescentes.

Com a aprovação do Decreto de Utilidade Pública, a Associação é legalmente reconhecida como entidade sem fins lucrativos, podendo, assim, cadastrar-se em programas que colaborem com o desenvolvimento de suas atividades. 

21 de março de 2017
Em sessão especial, vereadores chamam atenção para a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão das pessoas de Down na sociedade. Homenagem atendeu solicitação dos vereadores Maurício Loureiro e Vinícius Makvitz.
21 de março de 2017
Primeira solenidade alusiva à data foi realizada pela Câmara de Vereadores, no Plenário Juarez Alves Lemos. Prefeito e parlamentares destacaram os desafios para o desenvolvimento econômico e social do município.
17 de março de 2017
Informação é do Presidente da Câmara, Adolar Queiroz, que durante audiência solicitou medidas de segurança no local
17 de março de 2017
Solenidade terá início às 19 horas. No mesmo dia, às 19h30min, também haverá sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down.
17 de março de 2017
Deputado Federal Covatti Filho fez a entrega do documento que garante a destinação de R$ 250 mil para edificação de um Centro Social. Investimento foi solicitado pelo vereador Márcio Antunes.