
Os profissionais do Serviço Social, que nesta quarta-feira, 15, comemoram seu dia, foram homenageados na última segunda-feira, 13, em uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Jacqueline Possebom (PDT), foi quem requereu a homenagem ao Dia da Assistente Social. A vereadora discursou em nome da Casa Legislativa, antes de entregar um quadro com o reconhecimento pelas atividades realizadas no município de Santo Ângelo.
Para Jacqueline, a construção de uma ordem social, política e econômica passa pelo trabalho dos assistentes sociais. “Esses profissionais enfrentam o lado mais cruel da vida e muitas vezes, esquecendo-se da sua própria vida, da família. Trabalham com os problemas das injustiças que afetam os desamparados e pela redução da desigualdade, por isso merecem ser valorizados", enfatizou.
Em nome da classe homenageada, Gerusa Mombach, que é a vice-coordenadora do Núcleo Regional de Serviço social (Nucress), falou sobre o que é ser assistente social e afirmou o posicionamento em favor do “trabalhador, dos desprovidos da inserção do mercado de trabalho formal, dos excluídos de um sistema de ensino de qualidade e de uma política de saúde. “É por isso, senhores, que lutamos, que denunciamos, e fazemos tudo aquilo que necessário for para que possamos cumprir as diretrizes estabelecidas no nosso código ética profissional”, enfatizou.
A solenidade contou com a presença da secretária adjunta de Assistência Social, Trabalho e Cidadania Valdeci Braga; a presidente do Conselho de Assistentes Sociais de Santo Ângelo; Janira Mânica, a assistente social da Secretaria de Educação, Sandra Andreia Reichert Friedrich; e a assistente social Maria Maris, representando os profissionais autônomos e aposentados.